Topo

Artigos

Claudio Lamachia

Sobre o autor:

Claudio Lamachia

Advogado e presidente do Conselho Federal da OAB. Brasília - Distrito Federal.


E-Mail: informativo@oab.com.br

Momento histórico oferece oportunidade pedagógica sem precedentes

Diante do que revelam as delações dos executivos da Odebrecht, expondo práticas repugnantes por parte de um grande número de agentes públicos brasileiros, a OAB faz as seguintes ponderações: o combate é contra a corrupção, não contra a política.

Não se pode permitir que o saneamento moral da vida pública – indispensável e inadiável - sirva de pretexto ao advento de tiranias, qualquer que seja a ideologia que pretenda fundamentá-las, pois isso seria ainda mais imoral e lesivo ao país. Os males da democracia só encontram remédio dentro da ordem jurídica do Estado democrático de Direito, observando-se o devido processo legal e a plena defesa, com celeridade. Se a justiça não pode ser lenta, também não pode ser sumária, desprezando os seus ritos. A justa indignação com que a sociedade recebe essas delações – gravíssimas sob todos os aspectos – não pode ser objeto de manipulação por setores descomprometidos com os reais valores da democracia.

É preciso que todos tenhamos serenidade e bom senso nesta hora para não cair na armadilha do autoritarismo. O momento histórico que o país vive oferece oportunidade pedagógica única que, dentro da lei e da ordem, há de propiciar o fortalecimento dos ideais cívicos e republicanos da sociedade brasileira. A OAB, associando-se a todas as vozes da cidadania, se empenhará para que a justiça seja feita, exigindo que tudo seja apurado e todos os citados investigados. Ninguém está imune de prestar contas à cidadania.

© 2017 - Jornal Direitos - Todos os direitos reservados
By inforsis and CL