Topo

Entrevistas

Entrevista com o advogado, jornalista e escritor Vercil Rodrigues, que acaba de lançar seu mais novo livro ‘Dicas de Direito Imobiliário’, pela Direitos Editora.

De quem partiu a ideia de escrever “Dicas de Direito Imobiliário”?
Vercil Rodrigues - Estávamos no escritório Brito Cunha Advogados Associados, na região do iguatemi na cidade de Salvador, no mês setembro do ano de 2013, em uma amena e agradável conversa sobre as vicissitudes do Direito e dos juristas baianos, quando fui duplamente surpreendido pelo meu mestre e amigo Dr. Eurípedes Brito Cunha, advogado especialista em Direito Imobiliário, ex-presidente da OAB/Bahia e fundador a mais de cinco décadas do Brito Cunha Advogados, que revelou ser um assíduo leitor da coluna Direito Imobiliário - Consulta Condominial, publicada mensalmente no primeiro caderno do jornal DIREITOS, pela qualidade da mesma. E a segunda surpresa veio logo em seguida quando me provocou: Por que você não publica com os seus artigos um livro sobre Direito Imobiliário? Argumentou-o que com o boom imobiliário e da construção civil na Bahia, ele (o livro) seria de grande utilidade para esse importante segmento. Diante das duas surpresas, declaramos que seria muita pretensão da nossa parte escrever uma obra com esse viés, mas o amigo-jurista insistentemente disse que seria uma boa contribuição ao Direito baiano e aos cidadãos que moram em condomínios.

Então resolveu produzir a obra?
Vercil Rodrigues - A partir dessa provocação e vindo de quem veio Dr. Eurípedes Brito Cunha, especialista em Direito Imobiliário, a quem eu sempre dizia que o seu nome é uma grife do Direito baiano, afinal de contas, poucos escritórios de advocacia do Norte-Nordeste têm um know how e a experiência de mais de cinquenta anos de atuação no mercado, começou então a surgir o desejo de que em um futuro próximo saísse algo nesse sentido. Aceitamos o desafio e o convidamos para prefaciar a obra, o que foi prontamente aceito. Após seis meses de nossa primeira conversa em seu escritório, entregou - me o prefácio. Ou seja, no inicio do mês de março de 2014, nos fora entregue o prefácio, ocorre que no mês de abril desse mesmo ano, prestes do livro ir para a gráfica, ele faleceu. E por conta do seu inesperado falecimento, tomamos a decisão de adiar o projeto. Só agora após a completar um ano de sua partida terrena, retomamos o projeto de lançamento desse livro, com o intuito de homenageá-lo. Portanto, esse livro é uma singela e justa homenagem que prestamos ao grande amigo-jurista Dr. Eurípedes Brito Cunha, um dos maiores advogados baianos, apesar de ter nascido no Maranhão, escolheu a Bahia para morar, de todos os tempos e que exerceu a advocacia com ética, generosidade e competência.

Além da introdução de Eurípedes Brito Cunha, que morava em Salvador, você também prestigiou dois advogados sul baiano.
Vercil Rodrigues - Prestigie nada, eles foram que me prestigiaram com as generosas palavras em forma de apresentações da obra e do autor, a quem penhoradamente agradecemos. Um deles foi o Dr. Leandro Alves Coelho, Advogado militante, coordenador do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Faculdade Unime/Itabuna - Bahia e membro-fundador e ex-presidente da Academia de Letras Jurídicas do Sul da Bahia – Aljusba, onde ocupa a cadeira nº 3, e o outro, Dr. José Carlos Oliveira, Auditor Fiscal do Trabalho aposentado, advogado militante e membro-fundador da Academia de Letras Jurídicas do Sul da Bahia – Aljusba, onde ocupa a cadeira nº 2,

Quais os temas primordiais abordados neste Livro?
Vercil Rodrigues - São vários os temas abordados, dentre eles, a inadimplência condominial, cobrança judicial por inadimplência, financiamento mobiliário, direito e deveres do inquilino, a obrigatoriedade de fazer reparos no imóvel, cuidados com a segurança condominial.

Para que o livro, que hora o Doutor Vercil Rodrigues nos presenteia, fosse finalizado, contou com o apoio de quem?
Vercil Rodrigues - Colaboraram diretamente com a realização desta obra: Arnold Coelho, com o projeto gráfico, diagramação e a concepção da capa, Agenilda Palmeira, revisão e Angélica Santos da Silva Rodrigues, com a digitação da obra. Aproveitamos também o espaço para agradecer a Angélica Santos da Silva, sócia-proprietária da Editora Direitos, pela confiança mais uma vez depositada ao autor, com a publicação de mais uma obra; a José Adervan de Oliveira e Marcus Vinicius de Sá Lessa, respectivamente, Diretor-presidente e editor do AGORA, imprescindível jornal regional, pelo espaço que nos concedem publicando a coluna Dicas de Direito Imobiliário, nas edições de fim de semana.

“Dicas de Direito Imobiliário” não é a estreia do advogado Vercil Rodrigues como escritor, quais são seus outros livros?
Vercil Rodrigues – “Breves Análises Jurídicas” e “Análises Cotidianas”, ambos publicados pela Direitos Editora.

O Doutor tem novos projetos literários?
Vercil Rodrigues - Sim. Estamos trabalhando concomitantemente em dois novos livros “Tribunal do Júri – Origem e Evolução” e “José de Almeida Alcântara e o populismo em Itabuna”, que também serão editados pela Direitos editora.

A vida intelectual do autor... É?
Vercil Rodrigues - Temos uma ampla vida dedicada ao ensino e as letras, seja escrevendo artigos para jornais e revistas, especialmente as jurídicas, seja publicando e editando os jornais DIREITOS e O COMPASSO e os sites de iguais nomes, seja publicando livros e palestras, e posso dizer que é árdua, mas prazerosa.

© 2017 - Jornal Direitos - Todos os direitos reservados
By inforsis and CL