Topo

Entrevistas

Entrevista com DR. MARCOS FLÁVIO RHEM, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Ilhéus-Bahia

DIREITOS - O Sr. está à frente da OAB, subseção de Ilhéus, completando pouco mais de dois anos e meio de gestão. Qual a sua avaliação do período?

Marcos Flávio - Inicialmente, gostaria de agradecer aos demais membros da diretoria a aos diversos colegas e amigos que estão nos ajudando a administrar a subseção de Ilhéus, que congrega advogados da nossa cidade, como também de Itacaré, Uruçuca, Maraú, Una e Canavieiras e, ao longo desse período conseguimos trazer de volta para Ilhéus, depois de muitos anos, os cursos tele presenciais da AASP(Associação dos Advogados de São Paulo),firmamos diversas parcerias que beneficiam os colegas, concedendo descontos, os mais variados, em inúmeros segmentos e ramos de atividade, realizamos eventos jurídicos de grande porte, além de cursos sobre o Processo Judicial Eletrônico, Novo CPC, proporcionamos uma grande integração e união entre os colegas advogados, com realização de festas, onde os mesmos podem estreitar os laços, prestamos homenagens às Advogadas, no dia internacional da mulher, bem como no Dia Das Mães, estivemos presentes em defesa da cidadania e prerrogativas dos advogados e, a principal conquista, a aquisição da tão sonhada sede própria, sendo importante registrar que a subseção de Ilhéus é mais antiga do interior da Bahia, com oito décadas de existência e, graças ao apoio dos Presidentes dos Conselhos Estadual e Federal, respectivamente, Luiz Viana Queiroz e Marcus Vinicius Furtado Coelho, além do FIDA, Felipe Sarmento, temos um local amplo, confortável, digno, num ponto bastante valorizado e próximo de diversos órgãos públicos, dentre outras conquistas. Fizemos uma pequena reforma na sala dos advogados da Justiça do Trabalho, onde, inclusive, implantamos Internet, uma reivindicação antiga dos colegas advogados; temos participado ativamente das discussões de todos os problemas atinentes aos municípios que integram a subseção, sendo que fomos convidados para intermediar a desocupação do Palácio Paranaguá, que estava sendo ocupado pacificamente por estudantes que reivindicavam a redução nos preços das passagens de ônibus, além de outras ações e, seguramente, ao longo dos três anos do mandato,com o apoio da classe, iremos realizar muito mais.

DIREITOS -O Sr. falou em eventos jurídicos realizados, poderia citar alguns?

Marcos Flávio - Claro que sim, caro amigo, tivemos a honra de realizar, ao longo desse período, eventos de âmbito nacional, estadual e regional, como por exemplo, a Caravana da ABRAT(Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas), a qual ocorreu no início do nosso mandato, mais precisamente, em junho de 2013, o qual contou a presença de juristas renomados de 11 unidades da Federação, como o ex- -presidente do Conselho Federal da OAB, Dr. Cezar Britto, Dr. Antônio Fabrício Gonçalves, então presidente da Abrat, toda a diretoria do TRT da 5ª Região, a Desembargadora Federal, Salete Macaloz, dentre outras. No dia 15 de abril de 2014, trouxemos a ex-Corregedora do CNJ, Drª Eliana Calmon, a qual nos brindou com uma palestra onde discorreu sobre Lei de Improbidade e Corrupção. Em agosto de 2014, diga-se de passagem, pela primeira vez na história, realizamos a Conferência Estadual dos Advogados na nossa cidade, sendo que as anteriores ocorreram em Salvador ou no litoral norte, a exemplo da Costa do Sauipe, acrescendo que foi a maior conferência estadual ocorrida e contou com cerca de 1.700 participantes inscritos, evento prestigiado por toda a diretoria estadual da OAB-Ba, contando ainda com as ilustres presenças de dezenas de conselhos federais e estaduais, do vice-presidente nacional da OAB, Dr. Cláudio Lamachia, do Presidente do FIDA, Dr. Felipe Sarmento, do Professor José Afonso da Silva, responsável pela palestra de abertura, o maior constitucionalista do país, de ministros do STJ, a exemplo do Dr. Humberto Martins, de membros do CNJ, tais como Jorge Hélio e Gisela Gondim, de Desembargadores oriundos do quinto constitucional como Nilson Castelo Branco e Maurício Kertzmann, além de outras autoridades. No início de janeiro de 2015, realizamos um grande evento que contou palestras do Dr. Luiz Claudio Allemand, então presidente da Comissão Nacional de Informática Jurídica da OAB e, atualmente conselheiro do CNJ, do Professor Antônio Adonias, pós-doutor em direito processual civil e Dr. Felipe Sarmento, conselheiro federal e presidente do FIDA. Realizamos ainda cursos sobre o PJE para os advogados de Ilhéus e Itacaré, além de seminários sobre o novo CPC, que entrará em vigor a partir do ano que vem, dentre outros.

DIREITOS - O Sr. falou sobre a celebração de diversos convênios para os
advogados. Como estão sendo feitos e
quais são os parceiros da OAB de Ilhéus?


Marcos Flávio - Ao longo do nosso mandato, celebramos inúmeras parcerias, onde conseguimos descontos diversos para os advogados inscritos na nossa subseção e, com o nosso conhecimento, procuramos empresas de ramos diversos e conseguimos descontos para advogados (as), estagiários, alguns extensivos aos familiares, citando como exemplos diversos restaurantes como Kenichi Grill, Vesúvio, Maróstica, Alimentar, Rosa dos Ventos, Churrascaria Recanto Gaúcho, Volp Club, a Rede de Farmácias Cidade Nova, a Loja Beauty Baby, a loja de Decorações Zum, a Clínica de Olhos Cenoe, a Danny Festas e Eventos, especializada em festas infantis, a Bella Casa Móveis Modulados, a Faculdade Madre Thais, Faculdade de Ilhéus (Cesupi),FTC, Boiá Lava Jato, Oficina mecânica Rotor,Praça do Mestre, a Academia Inove, “Studio de Pilates Júlia Mendonça, além de óticas, laboratórios de análises clínicas, dentre outras e ainda estamos negociando com muitas empresas e, brevemente, a lista será ampliada.

DIREITOS - O Sr. pode informar
como funcionam os descontos?


Marcos Flávio - Os advogados(as), estagiários (as) bastam apenas apresentar, nos estabelecimentos conveniados, a carteira da OAB ou da CAAB e passam a usufruir dos descontos, os quais variam de 5% até 30%, a depender do local, sendo que alguns também foram ampliados para familiares,
como a Faculdade Madre Thaís e Faculdade
de Ilhéus.

DIREITOS - Como está o relacionamento entre os advogados?

Marcos Flávio - O melhor possível, sempre promovemos eventos para o fortalecimento da nossa classe, com confraternizações, a exemplo do Dia Internacional da Mulher, Dia da Mães, fizemos três edições do 1º Forró da OAB, tivemos ainda festas de comemoração do Dia do Advogado e festas de encerramento no final do ano, sendo que, em 2013. Foi realizada na VOLP e, no ano passado, no Iate.

DIREITOS - Temos acompanhado
que os jovens advogados estão participando bastante da gestão. O que o Sr. fez para que isso ocorresse?


Marcos Flávio - Procuramos mostrar aos jovens advogados, aqueles que têm até cinco anos de inscritos, que os mesmos possuem relevante importância para nossa classe, a qual é a que goza de maior credibilidade junto à população brasileira, segundo recente pesquisa do instituto Datafolha e criamos o Conselho Consultivo dos Jovens Advogados, o primeiro da Bahia, o qual conta com uma diretoria atuante e conselheiros que estão fazendo a diferença. Nas reuniões realizadas, procuramos enfatizar que os honorários são muito importantes e que não podemos aceitar propostas indecorosas feitas por grandes escritórios, conscientizando acerca de respeitar os valores sugeridos pela OAB-Ba, que atualizou uma tabela defasada há muitos anos, inclusive, com uma criação de uma campanha de valorização profissional. Gostaria de aproveitar esse espaço e agradecer aos membros da diretoria e do conselho pelo apoio incondicional dispensado à nossa subseção.

DIREITOS - O espaço está aberto para as considerações fi nais.

Marcos Flávio - Gostaria de agradecer, ao caro amigo-advogado e editor do jornal e revista DIREITOS Vercil Rodrigues, e aproveito a oportunidade para agradecer ao Presidente Luiz Viana, ao vice, Fabrício Castro Oliveira, à Secretária Geral Ilana Kátia, ao secretário adjunto, Antônio Adonias, ao diretor tesoureiro, Carlos Medauar Reis, aos conselheiros estaduais, Mozart Aragão Leite, Guilherme Scofield e Edmilton Carneiro, aos membros da nossa diretoria, Cáthia Teles, France Anne Nolasco, Lúcio Cerqueira, às nossas funcionárias e aos membros de comissões e aos colegas em geral, pelo apoio e confiança depositados. Parabenizo, ainda o Presidente Luiz Viana e toda a diretoria, pela brilhante gestão, sempre em defesa das prerrogativas dos advogados, valorizando a nossa profissão, além de ter dispensado uma atenção especial para os colegas do interior, espalhados pelas 32 subseções existentes na Bahia. Parabenizo, ainda, todos os colegas pela comemoração do nosso dia (11 de agosto), dia da criação do primeiro curso jurídico no Brasil, dizendo que os advogados têm uma extrema importância para a nossa sociedade, pois, sem eles, a democracia não seria perfeita, não teríamos liberdade. Grande abraço, caros colegas, por nosso dia.

© 2017 - Jornal Direitos - Todos os direitos reservados
By inforsis and CL