Topo

Entrevistas

O entrevistado dessa edição do DIREITOS é o advogado, professor-mestre e coordenador do Curso de Direito da Faculdade Madre Thaís de Ilhéus, Josevandro Nascimento.

Josevandro Raymundo Ferreira Nascimento, 66, advogado militante na área criminal, Professor aposentado da UESC, decano da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Itabuna (FTC), professor e Coordenador do Curso de Direito da Faculdade Madre Thais, em Ilhéus, um dos mais destacados do mundo jurídico regional
Educador que se notabiliza pelo vasto conhecimento na área do Direito, postura rígida, carismático, orador brilhante, temido e amado pelos alunos.
Prof. Josevandro faz parte da Academia de Letras de Ilhéus (ALI), cadeira 6, tendo sido presidente por dois mandatos, é membro da Academia de Letras Jurídicas do Sul da Bahia (ALJUSBA), cadeira 16, com sede na cidade de Itabuna, maçom pertencente aos quadros da Loja Vigilância e Resistência, Rotariano, integrante do Rotary Clube de Ilhéus.
Tem livros publicados na área jurídica e acaba de lançar mais uma obra, coletânea de estudos sobre Direito do Estado, em parceria com o Prof. Ricardo Mauricio Freira Soares, da UFBA.

DIREITOS -O curso de Direito da Faculdade Madre Thais (FMT) vem se destacando como um dos melhores da região. Qual é o segredo?
Josevandro Nascimento - Trabalho, determinação e equipe. Acreditamos no que fazemos. Temos uma equipe de bons professores, altamente capacitados, coordenamos o curso com firmeza e o resultado aí está. Obtivemos nota 4 na avaliação do MEC, numa escala de 0 a 5, temos aprovado substancialmente no exame da OAB, muitos dos nossos alunos em estágio nos diversos escritórios de advocacia, o que nos credencia no ranking, como um dos melhores cursos da região. Ademais, o apoio que temos da direção da Faculdade, na pessoa de Dr. Eusínio Lavigne Gesteira e seu irmão, Dr. Isidoro Lavigne Gesteira, como mantenedor, muito nos ajuda a caminhar com os olhos fixos no horizonte. Embora cacauicultores, eles enxergam a educação como o único meio para a busca do progresso e o crescimento da sociedade. Hoje a Faculdade Madre Thais conta com 14 cursos, numa demonstração viva do seu crescente crescimento.

DIREITOS -Alguma pós graduação em vista da Madre Thais, professor?
Josevandro Nascimento - Estamos fechando uma pós graduação em processo Civil, que será orientada pelo professor-doutor Luiz Vasconcelos, com início previsto para o mês de abril, já havendo uma procura por parte de muitos interessados nesta área tão importante do Direito.

DIREITOS -Com relação aos Seminários e Encontros, que marcam a sua gestão, alguma programação?
Josevandro Nascimento - Sim, como acontece todos os anos, teremos a continuidade dos nossos encontros jurídicos, este ano marcado para os dias 29, 30 e 31 de maio, no auditório da própria faculdade, reunindo grandes nomes do Direito do país, tanto a nível regional, como outros renomados mestres de vários estados. Também é oportuno salientar, que realizaremos no mês de outubro, o II Congresso Nacional de Direito, desta vez, vamos trabalhar os diversos ramos do processo, esperando o mesmo sucesso que obtivemos no I Congresso de Ciências Criminais, realizado em 2017, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães.

DIREITOS -Qual o impacto sofrido com as novas Diretrizes propostas pelo MEC para o curso de Direito?
Josevandro Nascimento - As exigências do MEC com relação as novas disciplinas obrigatórias para a grade curricular, já se encontravam elencadas em nosso fluxograma, o que não alterou em nada o curso da nossa matriz. As disciplinas Direito Previdenciário e Solução de Conflitos, já estão sendo ministradas, principalmente a Prática da Solução de Conflitos, realizado no antigo Balcão de Justiça, hoje CEJUSC, em virtude de convênio que mantemos com o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA.), que vem prestando um serviço da maior qualidade às pessoas carentes, que buscam solução para os seus conflitos, por meio deste laboratório prático, onde os alunos exercitam a teoria, com o comando seguro e eficiente da Professora Caroline Bráulio. Basta dizer que os alunos são treinados para esta atividade em curso preparatório, como ocorrerá mais uma vez esta semana, com a regência da Drª. Larissa Nou, designada pelo Tribunal de Justiça.

DIREITOS -O que torna o curso de Direito da FMT diferenciado?
Josevandro Nascimento - Em primeiro lugar a nossa grade curricular, com matérias específicas para a formação do profissional do Direito, como produção de textos jurídicos, Redação Jurídica, Métodos Alternativos para a Solução de Conflitos. Depois, a consciência da formação humanística dos futuros operadores do Direito. Aqui não se pensa o Direito como uma máquina de engessamento. Aqui se pensa o Direito como instrumento de solução dos conflitos, de forma humana, respeitando os valores, mesmo diante das adversidades. Aqui a coordenação do curso é exercida de portas abertas, conversando e dialogando com os alunos, até nos corredores.

DIREITOS -Para finalizar, professor, o seu nome vem sendo comentado como provável candidato à Prefeitura Municipal de Ilhéus em 2020. O que temos de concreto?
Josevandro Nascimento - Sou professor. Nasci para a sala de aula. Os amigos e alunos é que reconhecem o nosso nome capacitado para o exercício da administração municipal. Temos um histórico de vida que até nos credencia. Fui vereador por dois mandatos. Por várias vezes chefe de gabinete de Prefeitos, enfim, não estou distante do poder executivo. Estou preparado para o desafio. Se for convocado pelo povo, digo SIM.

DIREITOS -Sua mensagem, professor, para o jornal DIREITOS que acaba de completar 10 anos.
Josevandro Nascimento - A persistência e a coragem do advogado e jornalista Vercil Rodrigues, é digna de aplausos. Não é fácil editar um jornal, ainda mais do nível do DIRETOS – excelentes matérias, entrevistas e primorosa diagramação -, que ainda tem circulação impressa em 25 cidades da Bahia e com o seu conteúdo 100% on line para o mundo desde a primeira edição em www.jornaldireitos. com. Comemorar, portanto, 10 anos de trabalho é superar obstáculos, acreditar naquilo que faz e mirar novos horizontes. Parabéns. Mais 10 anos pela frente de muito sucesso.

© 2019 - Jornal Direitos - Todos os direitos reservados
By inforsis and CL