Topo

Entrevistas

Entrevista com Susete Nascimento da Silva - Prefeita do Município de Wenceslau Guimarães.

“Estamos buscando a valorização do ser humano sempre dentro de uma coletividade”


DIREITOS – Quais foram as principais dificuldades neste primeiro ano de governo?

Prefeita Susete - A queda da receita, o nosso município como tantos outros da região praticamente não possui renda própria, dependemos exclusivamente dos repasses governamentais, dessa forma não estamos conseguindo ainda executar um trabalho maior de infraestrutura dentro das necessidades que o município precisa, muito embora tenhamos projetos elaborados em todas as áreas, mas esbarramos na falta de convênios com o Governo do Estado.

E para termos êxito em nossa administração não abrimos mão do planejamento. Adequamos o orçamento do município a nova realidade e procuramos buscar recursos a titulo de convênios ou de outras formas para atender as demandas dos munícipes.


DIREITOS - Prefeita Susete, qual o balanço que a senhora faz de seu primeiro ano de governo?

Prefeita Susete - No meu primeiro ano de governo as coisas não fluíram como nós tínhamos planejado devido a crise mundial, mas com todas as dificuldades advinda da mesma o município não parou.


DIREITOS – prefeita quais foram as principais ações de sua administração
na área de saúde?


Susete Nascimento - Na gestão do sistema municipalizado de saúde ficou claro o enorme esforço empreendido no sentido de conjugar as ações de saúde de forma a eleger a prevenção e a promoção da saúde como prioritário para exercer uma prática de saúde pública com medidas que incidiram de forma direta nos fatores causais da doença, que infelizmente, em sua maioria ainda é reflexo da pobreza, analfabetismo e escasso acesso a informação que acomete a população, todavia trabalhamos em busca da democracia de um futuro repleto de saúde orgânica, social e cívica e este é o fato que avançamos muito elegendo estratégias de ações e atividades realizadas, na tentativa de amenizar os problemas de saúde da população, principalmente as de grande impacto, melhorando assim a qualidade de vida da população.

Buscou-se um modelo de saúde que, incorporando as diretrizes do Programa de Saúde da Família, que atualmente ameniza a complexidade sanitária, epidemiológica e de transição demográfica da cidade de Wenceslau Guimarães. A primeira mudança deuse por substituir o conceito de saúde como ausência de doença (que apesar de velho, era ainda o orientador das práticas e da organização dos serviços de saúde) por outro – o de saúde como fruto da sociabilidade, da afetividade, da subjetividade, da organização da vida cotidiana, da cultura, do lazer, das relações com o território e com o meio ambiente.

Para operar este conceito e a sua complexidade, propôs-se diretrizes e novos arranjos capazes de trabalhar com a gestão dos serviços e a produção de saúde a partir de uma ética profundamente compromissada com a defesa da vida e com a humanização da atenção.


DIREITOS – E quanto as realizações prefeita?

Susete Nascimento – No município passou a funcionar o Laboratório de Próteses Dentário aclopado ao Centro de Especialidades Odontológicas Wenceslauensse; foco no desenvolvimento de ações preventivas / educativas e curativas voltadas para melhorar a qualidade de vida da população executadas pelos PSF’s na área de abrangência; aquisição através do Ministério da Saúde de kit’s de escova com pasta dentária e distribuição no município; realização de escovação supervisionada nas escolas, no CEO e áreas de abrangência dos PSF’s; ampliação do programa de Tratamento Fora domicílio; foco no desenvolvimento de ações preventivas, educativas e curativas voltadas para a qualidade de vida da população; realização da Campanha Combate a Dengue; realização das campanhas de vacinação com alcance da meta proposta pelo Ministério da Saúde; realização Palestra sobre Influenza A; investigação de Óbitos com Causa Mal Definida, óbito em MIF e óbito infantil; vacinação de rotina nas Unidades de Saúde; avaliação e aprovação do projeto saúde na escola pelo Conselho Municipal de Saúde; implantação do projeto saúde na escola pelo Conselho Municipal de Saúde; aquisição de Equipamentos através do Ministério da Saúde através do Programa Saúde na Escola; continuidade da ampliação e adequação da rede física das unidades de saúde, Wenceslau Guimarães – Nova Esperança, Sede, Ibirussú; aprovação Na Base Federal do Núcleo de Apoio a Saúde da Família; com ações de psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia dentre outros; construção de posto de saúde da família; aquisição de veículos e consultório dentário, dentre outros.


DIREITOS – E no campo educacional?

Susete Nascimento - Aquisição de terrenos para a construção da quadra poliesportiva na escola Maria Alice dos Santos (COCÃO), aquisição de veículo para atendimento da secretaria da educação; aumento de 12,5% para os professores da rede Municipal; elevação do número de alunos matriculados de 6.500 para 8.000; reforma de todas as escolas da rede municipal; reestruturação dos programas: escola ativa, gestar, implantação da modalidade de educação de jovens e adultos; aquisição de carteiras escolares, inclusive para atender a educação infantil; adequação de espaço e aquisição de equipamentos para 4 escolas, elaboração de projetos para a construção de 5 escolas na zona rural, sendo que uma delas já em fase de construção; aquisição de uma creche com 12 salas de aulas para a sede do município já em fase de licitação; reordenamento da rede municipal de ensino; reestruturação do sistema municipal de ensino, cumprimento do plano de metas a educação; substituição de todo o piso da escola municipal Menandro Mehahim; liberação de recursos para a formação continuada de professores e implantação de escola de 5ª série a 8ª série no P. A. Novo Horizonte distante 98 km da sede do município.


DIREITOS – Quais são os candidatos da prefeita Susete na próxima eleição?

Susete Nascimento - Para Governador apoio Gedel Vieira Lima, para Deputado Federal Jorge Khoury e Estadual Aderbal Caldas.


DIREITOS – Como é a relação da
prefeita com a Câmara de Vereadores?


Susete Nascimento -
Tenho excelente relação com a Câmara de Vereadores. Existe respeito entre os dois poderes, tenho certeza que a intenção dos vereadores é a mesma
nossa, que é a valorização do ser humano
buscando sempre os meios de atendê-los
dentro de uma coletividade.

© 2017 - Jornal Direitos - Todos os direitos reservados
By inforsis and CL