Topo

Entrevistas

Entrevista com o pré-candidato a deputado estadual pelo pmdb Renato Costa.

Renato Borges da Costa nasceu no Sudoeste Baiano, na cidade de Itiruçú. Ainda criança chegou a Itabuna, acompanhando sua família, que eram comerciantes em busca de um centro urbano mais movimentado. O empreendimento foi instalado na Avenida Cinquentenário, onde existe até hoje a Loja Vitória, já passando da terceira para a quarta geração familiar.

Estudou o primário com a Professora Edith Araújo, ali na Primeira Igreja Presbiteriana, na Rua Inácio Tosta, em Itabuna. Fez admissão ao Ginásio no Colégio da Divina Providência, onde cursou a 1ª. Série. Daí foi para Ginásio Taylor Egídio, na cidade de Jaguaquara, como aluno interno, nos idos de 1956. Posteriormente foi estudar em Salvador, no Colégio 2 de Julho, onde concluiu o Ginásio e o Cientifico (equivalente ao 2º. Grau, nos dias atuais).

Sempre Exercendo a prática médica na sua plenitude, nunca se distanciou dos mais carentes, buscando atenuar os efeitos da triste realidade social. Entendeu que participando das decisões políticas poderia contribuir mais do que apenas sendo um médico. Foi Vice-prefeito de Itabuna, tendo se candidatado três vezes a Prefeito (1992 1996 e 2004). Em 1994 elegeu-se deputado Estadual, reelegendo-se em 1998. Não conseguiu se reeleger em 2002 e em 2006 tentou mais uma vez, ficando na Primeira Suplência do PMDB.

Agora em 2010, tentará retornar à Assembleia Legislativa da Bahia, onde deixou a sua marca, plenamente reconhecida, de competência e dignidade, sempre erguendo essa bandeira, mostrando a toda a sociedade baiana que é possível estar na vida pública de forma decente.


DIREITOS - Qual a sua visão
sobre o cenário político baiano?


Renato Costa - São 63 deputados estaduais e a região cacaueira é muito pouco representada. Os eleitores precisam ter mais cuidado ao escolher seus candidatos.

DIREITOS - Como o senhor vê o crescimento da candidatura do ex-ministro Geddel?

Renato Costa - Vejo com alegria, pois é o melhor candidato, o mais preparado e o mais dinâmico. Seu nome está cada dia mais forte.

DIREITOS - No cenário de eleição do ex-ministro Geddel, quais as suas expectativas para a saúde pública no sul da Bahia?

Renato Costa - Geddel é preparado, tem garra e tem projetos para Saúde, Educação e Segurança. As duas cidades pólos do sul da Bahia são, Itabuna e Ilhéus. Ambas com hospitais públicos, o HBLEM em Itabuna e o Regional em Ilhéus, que precisam ser reativados com investimentos em equipamentos e recursos humanos. Isto Geddel compreende muito bem.

DIREITOS - Qual a sua mensagem
para os itabunenses neste ano do Centenário da cidade.


Renato Costa - Itabuna faz 100 anos e tem pressa na retomada do seu desenvolvimento. Do ponto de vista da vida urbana, Itabuna precisa de um ousado projeto de Saneamento Urbano que inclui um sistema de abastecimento de água suficiente para todos os itabunenses. No mais, é desejar que a paz reine em todos os lares desta linda cidade. Que os jovens vislumbrem um futuro melhor que o presente, e que não esqueçam do passado, pois um povo não pode esquecer da sua história. Parabéns Itabuna.

© 2017 - Jornal Direitos - Todos os direitos reservados
By inforsis and CL