Topo

Entrevistas

Entrevista com o Advogado Tarik Vervloet Fontes

O entrevistado desta edição do jornal DIREITOS é Tarik Vervloet Fontes, advogado e especialista em processo civil pela PUC/S; Diretor do Complexo Educacional Damásio de Jesus (CEDJ) – unidades Itabuna e Vitória da Conquista, que falará entre outras coisas sobre a vinda e a contribuição que esta importante instituição educacional trouxe para o Sul e Sudeste da Bahia.


1- Direitos – O que motivou o senhor implantar um núcleo do Curso Damásio de Jesus no Sul da Bahia, mas precisamente em Itabuna?

Tarik Vervloet Fontes - Para explicar qual o motivo, é importante uma pequena introdução. Quando me formei (em Vitória – ES), resolvi que queria seguir uma carreira pública na minha área - Direito. As carreiras mais almejadas precisam de muita preparação – o candidato deve estar com um nível de conhecimento jurídico muito alto para ser aprovado. Pesquisando quais os melhores lugares no país para essa preparação, muitos amigos me relataram do Curso do Prof. Damásio de Jesus em São Paulo. Todas me falavam que era o melhor local – com a preparação mais profunda e séria, bem como os professores de mais alto renome (em sua maioria, promotores, juízes, procuradores, desembargadores) – experts no assunto em nível nacional. Sem falar que alguns professores meus em Vitória, que eram juízes ou promotores, haviam estudado lá. Desse modo, tomei a decisão: mudei-me para São Paulo, para estudar no Complexo jurídico do Professor Damásio. Minha experiência não podia ser melhor: um ambiente acolhedor, fomentador dos debates jurídicos, local de imenso aprendizado. O grau de estudos e o aprendizado foram tamanhos, que nos primeiros 6 meses do curso anual do Damásio, tinha a convicção que estava aprendendo a fundo a lógica e as institutos jurídicos de forma muito mais consolidada do que havia tido em meus 05 anos de faculdade. Conversando com professores do Complexo, soube que havia unidades do curso em várias capitais do Brasil. Mas isso não me deixou satisfeito, pois, mais tarde voltaria para minha terra natal – Itabuna, e queria continuar recebendo as brilhantes aulas do Curso do Prof. Damásio. Todavia não tinha uma filial do Curso Damásio em nenhuma cidade do Interior baiano. Foi aí que nasceu a ideia e a vontade de montar um curso Damásio em Itabuna, minha cidade. Não foi fácil – muitos eram os requisitos – afinal tratava-se do curso de maior renome no meio jurídico nacional. Mas com a ajuda de Deus, acabou dando tudo certo, e hoje temos a alegria de ter uma unidade desse grandioso Complexo Jurídico em Itabuna.


Direitos – Qual o diferencial do Curso Damásio de Jesus? O que ele oferece em nível de cursos?

TVF - Há alguns anos atrás, o Curso Damásio era eminentemente jurídico – especialista em carreiras jurídicas: juiz, promotor de justiça, delegado de polícia, prova da OAB, advocacia pública (federal, estadual, municipal), analista dos tribunais, etc. De uns anos pra cá, buscando oferecer preparação em outras áreas, o CJDJ se uniu a Academia do Concurso Público (ACP) – curso com sede no Rio de Janeiro/RJ, referência e líder em aprovações nas áreas fiscal, executiva/ administrativa, tanto em nível superior, quanto no nível médio (ex: auditor fiscal, analista, técnico, agente, policial federal, PRF, etc.). Com essa junção, o Complexo Jurídico englobou a estrutura e staff da ACP, e agora se chama Complexo Educacional Damásio de Jesus – CEDJ – resultado da junção das duas empresas referências em qualidade do corpo docente e aprovação (cada uma em seu âmbito) no cenário nacional.
Sem falar que as provas de quase todos os concursos hoje (pelo menos as dos concursos mais demandados), são realizadas por empresas da região sudeste – como exemplo: a CESPE/UNB, de Brasília, a FCC, de São Paulo, ESAF, etc. Dessa forma, os professores do Complexo são especialistas nos modelos de avaliação adotados por tais instituições (são quarenta anos de tradição!)


Direitos - Sendo um curso telepresencial o que ocorre quando um aluno perde uma aula?

TVF - Primeiro deixe-me apenas fazer uma observação: há a necessidade de o curso ser telepresencial, pois essa é a única maneira viável de o aluno, estando em Itabuna, poder se preparar com os professores que são referência (em suas disciplinas) a nível nacional. Assim, o aluno tem a oportunidade de se preparar no mesmo curso que uma pessoa que more numa capital (como São Paulo). Agora vamos responder a pergunta: quando o aluno não pode comparecer à aula, ele tem a possibilidade de repor a aula perdida, desde que justifique o motivo do não comparecimento (por exemplo – estava doente). Desta forma, comparece à unidade e marca a reposição de aula – que é feita em uma das cabines da sala de estudos. Por falar nisso, somente o curso Damásio oferece essa facilidade. Nesse sentido, observamos que o aluno da unidade de Itabuna fica em vantagem em relação ao aluno da unidade sede, pois como lá as aulas são presenciais, não há a possibilidade de reposição das mesmas.


Direitos – Há alguma proposta de ampliação do curso na região ou em outras regiões da Bahia?

TVF - Atualmente, estamos com o curso Damásio em duas cidades da Bahia: Itabuna e Vitória da Conquista – cidades estratégicas, pois representam pólos em diversas áreas; inclusive em preparação para carreira pública, já que abrigam Curso Damásio! (rsrs).
Temos vontade de ampliar, mas os custos de empreendimento no país são bastante elevados; para montar outras unidades, temos que conseguir pleno desempenho com as duas em funcionamento.


Direitos – Quais as dicas que senhor daria para quem quer ingressar em uma das carreiras públicas, ou até mesmo para quem quer passar nas etapas do Exame de Ordem?

TVF - Primeiro, ter consciência que passar em concurso público não é algo imediato: trata-se de um projeto de vida, com bons salários e benefícios que poderão usufruídos por toda vida. Para tanto, é preciso uma longa e sólida preparação, com antecedência e planejamento. Do mesmo modo é preciso ser insistente. É importante também estar em paz com sigo mesmo, e ter sempre otimismo, pois como o próprio professor Damásio costuma dizer: “quando você menos espera, após uma longa preparação, você será aprovado no tão almejado concurso público”.

© 2017 - Jornal Direitos - Todos os direitos reservados
By inforsis and CL