Artigo

Agral realizará eleição para a escolha de sua diretoria biênio 2025/2027

A Academia Grapiúna de Letras (Agral), a primeirado gênero a ser fundadana cidade de Itabuna, sul da Bahia, que atualmente é presidida pelo confrade Samuel Leandro Oliveira de Mattos (foto), através de sua comissão eleitoral publicou no último  dia 30 de agosto, edital de abertura de inscrições para as chapas de candidatos à diretória e das comissões para o biênio 2025/2027.

O edital da Agral aduz que entre os dias 2 a 9 de setembro serão os dias de inscrições de chapas, dia 12 de setembro, foi a data escolhida para a homologação das chapas e os dias 13 a 25 de setembro ficou reservado para a divulgação das propostas das chapas inscritas, bem como o dia 25 desse mesmo mês, na sede da OAB – Itabuna, acontecerá a eleição presencial, sendo que aos acadêmicos também é facultado a votação por envio de manifestação, conforme faculta o art. 32, parágrafo 3º do capítulo IX do estatuto da “Casa da letras” Itabunense.

A Agralque foi fundada dia 4 de abril de 2011 por um grupo de abnegados (as) das letras e cultura da cidade, reúne escritores, poetas, artistas diversos, cientistas, juristas, comunicadores, produtores, empreendedores culturais, com o objetivo de cultivar e promover a literatura, as artes, a ciência, sobretudo a chamada literatura Sulbaiana ou Literatura do Cacau.

A diretoria da Aljusbadefine metaspara os próximos dois anos

A Academia de Letras Jurídicas do Sul da Bahia (Aljusba), a primeira instituição do gênero a ser fundada no interior do Estado da Bahia – 13 de maio de 2011 –  e a sétima do Brasil, que empossou em 14 de junho a sua novadiretoria (foto), definiu em reunião virtual, o calendário com as metas da nova gestãopara o biênio 2024/2026.

A Aljusbacongrega advogados, juristas, professores de curso de direito, magistrados, juízes, delegados e afins do sul, extremo-sul e baixo-sul da Bahia. E tem como finalidade primordial o estudo do direito em todos os seus ramos e do aperfeiçoamento e difusão das letras jurídicas. Um outro importante objetivo é a de reconhecer e valorizar os profissionais que contribuem com a área de ensino-pesquisa e produção literária jurídica na outrora região cacaueira, bem como com o compromisso ético e o aprimoramento dessa secular ciência em sua área de inserção.