Artigo

Impacto da escala 6×1 na vida das mulheres é tema de debate na Câmara

Na noite desta quinta-feira (20), a Câmara de Vereadores de Itabuna foi palco de um importante debate sobre os desafios enfrentados pelas mulheres no mercado de trabalho. Por iniciativa da vereadora Wilma Oliveira (PCdoB), foi realizada a Sessão Especial do Dia Internacional da Mulher, com o tema ‘O impacto da jornada 6×1 na vida da mulher trabalhadora’.

Participaram da mesa de debates Aline Setenta,  professora do curso de Direito da UESC; Amanda Santos, presidenta do Sindicato dos Comerciários de Itabuna e Região; Zilar Portela, presidenta da Federação dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias da Bahia; e Adriana Pereira, pedagoga e gestora do Educandário Isa Brito. Também participaram os vereadores Paulinho, José Alberto, Denilton e Babá Cearense.

De acordo com a vereadora Wilma, a jornada 6×1, na qual se trabalha seis dias e descansa apenas um, impõe desafios diários para mulheres que precisam equilibrar suas carreiras com a vida familiar, cuidados domésticos, estudos e outras responsabilidades. “Aqui discutimos como essa carga horária afeta a saúde física e mental das mulheres e quais medidas podem ser tomadas para garantir mais direitos e condições dignas para as mulheres”, finalizou.