Oficina sobre integração do Serviço de Inspeção Municipal ao SISBI reúne equipes técnicas e agricultores familiares em Cruz das Almas
Uma oficina sobre a integração do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) reuniu, nesta terça-feira (26/11), na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Cruz das Almas, gestores municipais e de agroindústrias familiares, médicos veterinários, profissionais da inspeção agropecuária e agricultores e agricultoras familiares e pequenos produtores.
O evento foi realizado pelo Consórcio do Território do Recôncavo (CTR), em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR).
A formação é uma das etapas do Projeto ConSIM 3, que tem por objetivo orientar, tecnicamente, os Serviços de Inspeção Municipal, gestores públicos e as agroindústrias que buscam equivalência ao SISBI-POA, sobre as normas de segurança e padronização de procedimentos que são necessários para a adequação.
“Foi um evento de extrema importância, que era necessário acontecer para deslanchar essa proposta. É, sobretudo, um trabalho de educação das pessoas envolvidas, que precisam abraçar essa causa. É importante porque estamos cuidando da saúde do consumidor e precisamos dessas informações para que a gente multiplique e incentive os produtores dos nossos municípios para participarem de uma forma segura e para que possamos fazer um trabalho de conscientização nos nossos municípios”, observou o secretário de Agricultura de Castro Alves, João Mendonça.
Washington Borges, produtor de ovos de galinha caipira, do município de Governador Mangabeira, falou que essa é uma iniciativa muito válida para os pequenos produtores. “Queremos nos regularizar e receber orientações e essas informações são sempre muito bem-vindas. Minha gratidão por essa iniciativa”.
A médica veterinária, Denise Soledade, responsável por esse projeto no CTR, afirma que a participação do Consórcio no projeto ConSIM 3 é uma grande oportunidade para aperfeiçoar as ações realizadas pelo SIM e buscar a adesão ao SISBI. “Essa adesão permitirá que os produtos com a certificação do SIM tenham seus limites comerciais ampliados, resultando em crescimento econômico e geração de emprego e renda”.
“A iniciativa não apenas visa aprimorar as atividades do Serviço de Inspeção, por meio do Consórcio, mas também a abertura do mercado das pequenas agroindústrias, potencializando vendas, gerando novos empregos e aumentando a arrecadação municipal. A união de esforços entre o Consórcio, o MAPA e a CAR reafirma o compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar na região do Recôncavo”, ressalta Irlan de Almeida, agrônomo e coordenador de Projetos no CTR.
O encontro possibilitou a discussão sobre a importância da execução do serviço de inspeção por meio do Consórcio Público e a possibilidade de expansão da comercialização dos produtos por todo o território nacional.
Participaram da oficina Altair Santana de Oliveira, Fiscal Agropecuário da Superintendência Estadual do Ministério da Agricultura e Pecuária, que destacou a relevância da qualificação dos serviços de inspeção, e Milane Ribeiro, Consultora do Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA), que abordou as adequações sanitárias essenciais para agroindústrias. (Com informações do CTR e foto Thaiane Leão/Secom/BA)