Poder Legislativo marca presença na festa da Independência da Bahia

Nesta quarta-feira (2), os baianos celebraram os 202 anos da Independência da Bahia. A festa do 2 de Julho, com o tradicional cortejo entre a Lapinha e o Terreiro de Jesus, teve a participação de vários parlamentares da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). A data comemorativa é uma alusão à expulsão das tropas portuguesas em 2 de julho de 1823.
A presidente Ivana Bastos representou o Parlamento baiano no hasteamento das bandeiras no Largo da Lapinha, no Campo Grande e no 2º Distrito Naval, ao lado de diversas autoridades.
“O 2 de Julho é uma data que lembra a luta e a coragem dos baianos e baianas, que fizeram história e conquistaram a verdadeira liberdade do nosso Brasil. É um momento de valorizar quem somos, de onde viemos e a força que temos. Foi luta. Foi resistência. Foi coragem. Ao caminhar pelas ruas e hastear a bandeira, senti a emoção de homenagear mulheres e homens baianos que enfrentaram o inimigo e escreveram, com bravura, as páginas da nossa liberdade”, externou a primeira presidente mulher da ALBA em 190 anos.
Nesse contexto, Ivana Bastos relembrou o papel importante desempenhado por mulheres na luta da Independência da Bahia. “O 2 de Julho é mais do que uma data, é a afirmação da coragem do nosso povo e da força das mulheres que sempre estiveram à frente das lutas por liberdade. Ao lembrar de Maria Quitéria, de Joana Angélica e de tantas outras heroínas anônimas, reafirmo o meu compromisso com um futuro de mais igualdade, respeito e oportunidades para todas nós”, apontou.
A chefe do Legislativo estadual ainda enalteceu o gesto do presidente Lula, que enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei para tornar o 2 de Julho o Dia da Consolidação da Independência do Brasil. “É uma vitória para nós, baianos e baianas, que carregamos com orgulho a força e a história desse dia cívico tão importante para o Brasil e, sobretudo, para a Bahia. O presidente honrou o nosso estado, assinando o projeto de lei que reconhece oficialmente essa data como o Dia da Consolidação da Independência do Brasil, um reconhecimento histórico e merecido da luta do povo baiano”, disse.
PARTICIPAÇÃO PARLAMENTAR
Além da presidente da ALBA, deputada Ivana Bastos, diversos parlamentares marcaram presença nos festejos da Independência da Bahia. Dentre eles, estiveram os líderes das bancadas de governo e de oposição no Legislativo, Rosemberg Pinto (PT) e Tiago Correia (PSDB), respectivamente.
Também participaram do cortejo: Alan Sanches (UB), Fabíola Mansur (PSB), Hilton Coelho (Psol), Luciano Simões Filho (UB), Marcelinho Veiga (UB), Marcelino Galo (PT), Marcone Amaral (PSD), Maria del Carmen (PT), Matheus Ferreira (MDB), Niltinho (PP), Olívia Santana (PC do B), Pancadinha (SD), Pedro Tavares (UB), Radiovaldo Costa (PT), Robinson Almeida (PT), Sandro Régis (UB) e Vitor Bonfim (PV).