Artigo

A Paz é Fruto da Justiça na Comunidade Eclesial

Durante o período de 13 a 22 de maio deste ano, a Paróquia Santa Rita de Cássia teve a oportunidade de refletir e aprofundar sobre
um importante e atual assunto da nossa sociedade: A Paz. Valor tão violentado e ao mesmo tempo tão procurado pelo conjunto da
comunidade; A paróquia ao celebrar as homenagens a sua Padroeira escolheu como tema central: “A Paz é fruto da Justiça na Comunidade Eclesial”.

Dentre os vários motivos que nos levaram a escolha deste tema podemos destacar que diante de tantas dificuldades cotidianas, na
família, na saúde, na política, e em tantos outros momentos da vida, o Documento de Aparecida convoca as comunidades: “Cada comunidade é chamada a descobrir e integrar os talentos escondidos e silenciosos, com os quais o Espírito presenteia os fiéis. Assim cada grupo, movimentos, pastorais e associações, com seus carismas, projetos e metodologias diferentes urge que as comunidades paroquiais façam planejamentos de suas ações evangelizadoras, criando desta forma um esteio de unidade”.

O Documento também nos diz no seu numero 207 – “As primeiras comunidades cristãs testemunham a prática da construção
da paz fundamentada nos valores evangélicos, principalmente no cuidado com os pequenos e com os necessitados e a
superação da vingança e do ódio. Mostram que a conquista da paz não vem pela força das armas (dos carros e dos cavalos).

Ela vem dos novos relacionamentos, fundamentados no amor, porque Deus é amor e é ele a fonte da verdadeira paz e da verdadeira concórdia. Somente a partir dos critérios do Evangelho é que se torna possível pensar verdadeiramente em segurança.

A paz é fruto da ordem que Jesus Cristo inseriu na sociedade humana, devendo ser realizada progressivamente por todos os
que têm fome e sede de justiça. A paz não é possível sem a garantia do bem estar das pessoas e sem a partilha generosa das
riquezas do coração e da inteligência e sem a força renovadora da reconciliação”.

Entendemos que todos participam desta missão de Jesus quando conseguem construir uma comunidade de amor para a qual as demais pessoas são atraídas a partir da comunhão entre os seus membros. Não é possível pensar em missão sem comunhão nem em comunhão sem missão.

Todos são convidados a colaborar com a construção da Paz, mas uma vez o Documento de Aparecida nos convoca no seu numero 239: “Todos devem portanto, colaborar na criação e na construção de uma ordem justa, sem a qual a paz é ilusória e não há segurança.

Isso só é possível a partir da formação da consciência para os valores que fundamentam a paz, tais como a responsabilidade, a solidariedade e a dimensão social da própria fé. Esses valores levam ao engajamento pela superação das causas da perda da paz social.

Assim cada um poderá construir uma nova ordem que assegure a paz e a segurança para todos”.

Por tudo isto, definimos este ano em nossa Assembléia Paroquial priorizar ainda mais as nossas comunidades e dedicar o momento
da festa da nossa Padroeira, para refletirmos sobre, A Paz como fruto da Justiça construída no seio da comunidade Eclesial.
Esperamos que este rico momento de reflexão de nossa festa possa ter fortalecido ainda mais a consciência de todos e assim respondermos positivamente aos apelos da Igreja no Brasil e Caribe ecoados durante a Conferência de Aparecida.