Artigo

Prepare-se para uma nova safra

Continuando nossa viagem pelo universo do vinho, prosseguiremos falando sobre este maravilhoso produto que tanto vem encantando o ser humano.

Podemos definir o vinho como um produto de fermentação alcoólica do mosto da uva fresca.

A fermentação alcoólica ocorre quando as cascas de uva madura se rompem, permitindo assim que as leveduras penetrem no fruto e desencadeiem o processo. Graças à Louis Pasteur, sabemos desde 1860 que esta fermentação é produzida por microorganismos e não por obra do acaso e nem dos deuses como se imaginava.

Na vinificação são as uvas frescas que esmagadas, sofrem a invasão das leveduras que atacam principalmente os açúcares da fruta, formando a partir deles, álcool etílico e gás carbônico. Inúmeras substâncias serão formadas neste processo de acordo com a uva empregada, o tipo de levedura e de fermentação. As características do vinho dependem exclusivamente da variedade de uva utilizada e da finalidade do enólogo para com o resultado do vinho.

Existem hoje aproximadamente 1200 espécies de uvas catalogadas, e, o homem vem a cada dia aprimorando sua tecnologia na constante busca por mais qualidade extraindo desta fantástica fruta tudo o que ela pode oferecer de sabores e aromas agregados ao produto final.

Sendo assim, o vinho pode manter a característica natural de cada espécie, além da criação de cortes de duas ou mais sepas, trazendo produtos com grande equilíbrio e harmonia, nos deixando cada vez mais envolvidos por este inebriante universo.

Os componentes do vinho estão ligados aqueles contidos na uva utilizada e mais os formados durante a fermentação alcoólica.

– A água vegetal biologicamente pura, corresponde ao maior componente do vinho, contribuído com 80% de seu volume. A porcentagem de água aumenta durante a fermentação alcoólica pela diminuição dos açúcares.

– O álcool forma-se a partir do açúcar, o que representa de 5,5 a 17% do seu volume. É de vital importância para o vinho e para sua longevidade como para sua qualidade.

Constituído em quase toda sua totalidade pelo álcool etílico e por pequenas frações de outros alcoóis.

Espero na próxima safra, ou seja, na 3a edição de nossa coluna, desenvolver o assunto voltado para os tipos de uvas, produção nacional e os importados para os brasileiros.

Quando me perguntam: Qual o melhor vinho para eu beber?

Neste caso a única resposta sensata é que o melhor vinho para se beber é aquele que te satisfaça.

Saúde.