Artigo

Coração humilde

“Felizes os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus” (Sl48). Essa é a primeira bem-aventurança.

Os pobres de espírito são o oposto dos soberbos e arrogantes, porque são humildes e penetram na realidade do Reino de Deus. O apóstolo João chega para Jesus e diz: “’Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue’. Jesus disse:

‘Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. Quem não é contra nós é a nosso favor’” (Mc 9,38-40).

O Senhor disse o contrário daquilo que o discípulo esperava, percebendo que havia muito orgulho nele. Nós também temos de perceber o quanto estamos precisando mudar.
Até mesmo João, que foi o discípulo amado, chegou a fazer um grupinho com os outros apóstolos, como se eles fossem “os queridinhos” de Jesus.

Mas, ele foi mudando a ponto de se tornar o discípulo do amor.
João tornou-se amor nas suas palavras, nos seus gestos, naquilo que era e fazia. Se João precisou de toda essa mudança, imagine como nós também precisamos. O nosso coração precisa ser mudado, possuído pela primeira bem aventurança.

Quando Jesus fala em Reino dos Céus, Ele não se refere ao Reino depois da morte, mas neste de hoje.

Quem tem um coração humilde, precisa viver no Reino de Deus agora, já.

O Senhor sabe que não mudamos de uma hora para outra. O bem está em nós, mas precisa ser lapidado.

E isso vai tirar “pedaços”, vai doer.

Para mudarmos, o Senhor permite que aconteçam situações de humilhação.
Mas os humildes de espírito são confiantes, entregam os próprios problemas a Deus e conseguem ter paz. Isso só é possível porque eles confiam no Senhor.

Portanto, que o Senhor dê a você também a graça de ter um coração humilde.
Seu irmão.