Artigo

Prepare-se para uma nova safra

Caros leitores,
Tenho me preocupado em passar informações técnicas de produção para que entremos em maiores detalhes quanto às variedades de uva e as mais distintas regiões produtoras do mundo.

Saindo para apreciar a gastronomia local, percebo que infelizmente os restaurantes não têm dado atenção para o serviço do vinho, aliás, esta é uma reclamação que tenho recebido constantemente dos meus clientes. É fundamental para o serviço do vinho que a temperatura e as taças sejam adequadas. É muito comum ouvirmos que o vinho tem que ser consumido em temperatura ambiente, um grande erro. Devemos nos lembrar que a temperatura ambiente que se referem é da Europa, onde por mais de nove meses ao ano a temperatura não ultrapassa os 20ºC. No Brasil em geral, os vinhos brancos são servidos muito gelados, que atrapalha a digestão e impede que o vinho libere seus aromas. Além disso, a bebida gelada amortece as papilas gustativas impedindo o consumidor a sentir o real sabor do produto.

No caso dos vinhos tintos, a temperatura ideal de serviço é de até 20ºC nunca superior a isto: os tintos leves podem ser consumidos a 17ºC e os mais encorpados até 20ºC.

A taça é de fundamental importância para que o vinho possa respirar e evoluir, liberando assim, todo o seu aroma e bouquet.

Já os brancos têm que ser servidos entre 10ºC e 16ºC levando-se também em conta o corpo do vinho: menos encorpados temperatura mais baixa, nunca ultrapassando os 16ºC para os mais encorpados. No caso dos espumantes, produto com alto índice de acidez, altamente digestivo e refrescante, o ideal de consumo fica em torno de 6Cº, e acompanha perfeitamente frutos do mar. Percebemos então, que para se apreciar um bom vinho não dependemos exclusivamente de produtores conceituados, nem mesmo rótulos altamente premiados, pois, se na hora do serviço a temperatura e a taça não estiverem de acordo de nada valerá todos os anos de empenho do produtor. Temos que ser exigentes e cobrar dos estabelecimentos que trabalham com o produto um aperfeiçoamento no que diz respeito ao serviço do vinho. Devemos sempre rejeitar uma garrafa de vinho que chegue aberta à sua mesa, pois a abertura da garrafa obrigatoriamente deve ser feita na frente de quem solicitou o vinho da carta.

Apreciem com moderação, tim TIM e saúde.