Artigo

Enfoque Grapiúna

Veja aqui em exclusividade o pronunciamento de Ornam Lapa Serapião, Presidente do Sindapeb, por ocasião da realização das comemorações dos dez anos do Conselho Municipal do Idoso, realizado no auditório professor Gustavo Oliveira, na FTC, Itabuna-Bahia.
Para isso, estamos solicitando um maior espaço ao nosso editor; nosso polivalente Vercil Rodrigues. É um assunto de interesse de todos nós, pois não vejamos:

Minhas Senhoras, e meus Senhores,
Quero aqui, destacar a lucidez da Diretoria do Sindapeb. Quando no momento mais difícil do Conselho, na fase de transição, a Presidente do Sindicato na época, Nilza Coutinho, reuniu toda sua Diretoria e disse:”ou nos acolhemos o Conselho do Idoso, Órgão cuja criação foi pedida por nós, ou o Conselho vai acabar. Eu preciso que vocês me dêem um voto de confiança para tocar o projeto de sua reestruturação”. Naquela reunião, realizada no mês de junho/07, ela recebeu carta branca da Diretoria, por unanimidade. Já em janeiro ultimo, quando assumi a presidência do Sindapeb, sentindo a angustia da Presidente do
Conselho, reuni a minha Diretoria e solicitei a ratificação do apoio ao Conselho, o que, também se deu por unanimidade. Só que o meu pedido, já fora feito em cima de resultados altamente positivo do Conselho. Portanto, no meu caso foi fácil obter a aquiescência de meus pares.

Senhoras e Senhores,
Estou trazendo esses fatos por uma questão de justiça.
Não fora a decisão dos Senhores dirigentes do Sindicato, talvez não tivéssemos a oportunidade de zelar dos direitos dos idosos em Itabuna e sabe-se lá o destino que tomaria o CMI.
Daí,entendemos que devemos homenagear, sim, os dirigentes do Sindicato dos Aposentados, mas principalmente, reconhecer a capacidade de desafiar que caracteriza a nossa Presidente. Ela que teve excelente performance à frente o Sindapeb, repete a dose, agora, a frente do conselho.
Entretanto, parece que algo trama contra os idosos. Definitivamente, não aceitamos mais a descortesia, falta de consideração de quem deveria estar aqui, nestes dias, discutindo conosco, participando efetivamente deste exercício de cidadania. Vejam os Senhores e as Senhoras, que nos principais eventos
deste Conselho, a diretoria mandou convites a todas as organizações que entendemos fazem parte da rede de proteção à pessoa idosa. Foi assim quando da 1ª caminhada, das palestras de autoridades e foi assim agora. Entendemos ser este um momento importante, quando se discute não mais o Conselho, mas a tendência ao envelhecimento da população. Se discute a necessidade de aparelhamento adequado, para o enfrentamento desta realidade. Discute-se, aqui, a responsabilidade de cada órgão nessa transformação que fora prevista desde a edição da LOAS, em 1994 estendendo essa tal rede de proteção que afinal de contas, os homens que a dirigem, não tem tido o devido discernimento, talvez achando que isso aqui é uma brincadeira.
Todos nos somos responsáveis, temos nossas atividades, Prefeito, Promotor de Justiça, Defensor Público, Secretários, presidentes de Entidades, enfim responsáveis pela manutenção dos direitos adquiridos da pessoa idosa.

Listo algumas instituições contumazes em desconhecer a existência do CMI.
• OAB, Comando 15º BPM, Supermercados, Câmara de Vereadores, Coordenação da Polícia Civil, Bancos e a Caixa Econômica Federal.
Nem telefonema foi dado. Nenhuma Justificativa apareceu, como se o conselho não merecesse a atenção desses órgãos.
Por isso, Dr. Clodoaldo, Dr. Walter, Sr. Prefeito: queremos deixar claro que não aceitamos, as filas de banco, de supermercados, etc. Não aceitamos o não atendimento prioritário ao idoso nesses órgãos. Se preciso for, esses grupos serão mobilizados para verem os direitos do estatuto respeitados em Itabuna. Ocuparemos a Câmara Municipal, bancos, obstruiremos pistas, ruas, avenidas.
Não seremos mais massa de manobras dessas pessoas insensíveis que tudo fazem no descumprimento da Lei: Ordeiramente, o que estamos dizendo a esses senhores, e que nós queremos e esperamos respeito.
E não é privilégio somente de Itabuna. Lá em Brasília, nós aposentados e pensionistas, estamos numa luta sem tréguas, para acabar com o famigerado fator previdenciário que corroe os benefícios em até 40%; pela aprovação dos projetos que corrigem o beneficio de quem ganha acima do mínimo, pelo mesmo índice deste, e pela recomposição das perdas, para que cada um brasileiro e brasileira, que construiu este país, volte a receber o mesmo número de S.M. da época da Concessão.
Pois está tudo engavetado. Ontem Senhores, venceu o prazo na Comissão de Finanças da Câmara, do PL da recomposição.
Vai então, para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, se aprovado vai ao Plenário. É assim. Fosse matéria dos deputados, senadores ou – de funcionários do Senado da República, um “ ato secreto” resolveria o problema. Mas trata-se de trabalhador, que derramou suor, contribui com a previdência durante 35, 40 anos. Eles, os homens de Brasília, nem precisam contribuir. Estão vendo, como é a coisa. Falta de vergonha. Porque fazem isso conosco durante tanto tempo? Há quem diga que o aposentado esta morrendo mesmo é de raiva. Todo ano vê seu minguado beneficio desaparecendo. Porisso, como diz Warley Gonçalles Presidente da COBAP, tem que mobilizar. Temos que ir à luta, dá o troco a esses deputados e senadores em 2010. Vamos divulgar no Jornal Nova Vida, os nomes dos amigos e dos inimigos dos aposentados e pensionistas. Aqui, também com referência ao Conselho, vamos mobilizar. Não pode continuar esse estado de coisas. Se fazemos uma consulta, com toda responsabilidade, em nome de vocês não é admissível que a Câmara fique muda e surda aos reclamos dos idosos da faixa etária de 60 a 65 anos. Nos desculpem, mas vamos apelar sim. Sei que nenhum de vocês vai fugir da mobilização. Esse desabafo eu precisava fazer.
Vamos aos agradecimentos. Não fora a participação de todos vocês, trazendo alegria, satisfação no que faz, o sucesso desta comemoração não aconteceria. Todos vocês mostraram nestes 4 dias o quanto somos ávidos em aprender. Quanta experiência temos acumulada.
Entretanto, o que mais chama a tenção é a vibração desses grupos, o vigor de seus componentes, resultado do trabalho de: Elza Abijaude (Grupo Ação Comunitária de Itajuipe);
Gedalva Aragão (Grupo nova Vida de Buerarema); Mirian Terezinha (Grupo Bom Viver); Ana Coelho (CSU); Rita Sobrinho (Grupo da Amizade); Celeste Ainda (Fundação Lar Fabiano de Cristo); Joimara Santos (Grupo Oficina do Idoso Igreja Maria Goretti); Ieda Pinho (Clube da
Melhor idade); Dra. Maria Clara (Grupo Feliz); e, Edmilton Ferreira Santos (Grupo alvorada). A todos vocês, os agradecimentos deste modesto sindicalista e da Diretoria do Conselho. Vocês são exemplos de força, energia positiva, vibração, participação e amor à causa, contribuindo com esses que hoje são insensíveis-os futuros idosos.
A Presidente do Conselho, Nilza Coutinho, pela confiança depositada nessa assessoria. A todos da Diretoria, aos senhores Conselheiros, à imprensa por recepcionarem sempre nossos releases, as matérias que tenho enviado como assessor da Diretoria. Também pelas matérias tanto nas rádios, jornais, quanto na televisão.
Ao pessoal de apoio, Luciana Torres, Serafim, Ary, Zeny e D. Fátima. Aos Secretários do Município. Agradecemos a Dr. Gustavo Moura, sempre atencioso com os idosos. Em 2008, todos no município estavam surdos e mudos com a referência à I Caminhada realizada em 20.09. A tesoureira Lucinêde Guimarães, levou toda Diretoria e apresentou ao Dr. Gustavo. Antes tivéssemos ido há mais tempo. Cortês, objetivo, atendeu nossas demandas e a caminhada foi um sucesso. Registro esse fato por uma questão de justiça e de público, mais uma vez, o CMI agradece a Vossa Excelência pelo impulso proporcionado ao órgão.
MUITO OBRIGADO, Dr. Gustavo Lisboa, Wesley Melo, meu prezado amigo. Vossa Excelência tem sido um parceiro não só do Conselho, mas de todos os idosos de Itabuna.
E em nome deles e da Diretoria do CMI, MUITO OBRIGADO. Deus ilumine seu caminho. Homenageando Vossas Excelências o desejo de que os demais Secretários do governo de
Azevedo, recebam o agradecimento do Colegiado. Dr. Cristiano Lobo, com certeza já considerado AMIGO DO IDOSO. A Vossa Senhoria cabe grande parte do sucesso das comemorações. Disponibilizou a competência das Dras. Valéria e Marly para junto com o nosso pessoal, organizarem a programação do evento. Disponibilizou este espaço, abrindo as portas da FTC ao Conselho.
A sua Excelência o prefeito Municipal, Capitão Azevedo, a quem eu dedico particular admiração pelo seu caráter-hoje tão difícil nos políticos-a alegria em administrar o Município de Itabuna, minha terra, minha gente, meus irmãos. Tarefa difícil, sabemos. Mas ele, Capitão Azevedo, saberá conduzir a mim e a meus conterrâneos com a dignidade que o caracteriza, correspondendo aos anseios de todos. Assim como soube, humildemente derrotar os profissionais da política, saberá, também, fazer o melhor governo para Itabuna. Muito obrigado por tudo, Prefeito. E a todos vocês, até o próximo evento.