Artigo

Os livros e a educação

Muitos pais se preocupam com a situação do ensino no país, pois têm a sensação de que a cada dia se aprende menos, embora se estude cada vez mais. Afirmam que antigamente existia um ensino forte, referindo-se à qualidade do material didático e ao preparo dos professores, que eram respeitados e investiam muito em sua formação.

Bem, confesso que não tiro a razão deles, pois tenho acompanhado a decadência do aprendizado em nossas crianças e jovens. É de dar pena. Não vou buscar as razões para isso.

Sei que posso até angariar a antipatia de alguns. Antes, vou oferecer sugestões para tentarmos contornar esse problema até que a solução apareça, de onde precisa vir.

Os pais podem auxiliar seus filhos e muito, educando-os em casa. De que forma? Vou explicar.

O desempenho escolar de seu filho será bastante melhorado se você acompanhá-lo em suas tarefas e interessar-se pelos seus conhecimentos adquiridos.

Muitos pais acham que a tarefa deve ser atividade apenas do filho, inclusive incentivados por alguns professores que priorizam a autonomia da criança.

Não penso dessa forma. O filho precisa entender que os pais se importam com ele e com aquilo que lhe é importante. A tarefa bem executada é uma dessas coisas, pois é o que irá lhe assegurar a simpatia do professor e o respeito dos colegas de classe. Socialmente, ser bem sucedido numa tarefa faz toda a diferença até para o adulto. Isso não quer dizer que você deva fazê-la para seu filho, mas estar presente na hora em que ele a realiza, conferi-la, e checar esse conhecimento é fundamental para que a criança se interesse em assimilá-lo.

Além disso, você pode contribuir muito para o aperfeiçoamento escolar de seu filho se ensiná-lo a se interessar pela leitura. Será uma forma de suprir as lacunas existentes hoje em dia. Se você não tem o hábito de ler, sugiro que comecem juntos, pois vão mergulhar num universo de aprendizado e emoções.

Aos que já possuem o hábito da leitura, sugiro que leiam estórias para os filhos desde bebês, adquirindo material que possa ser manuseado por eles, como livros de pano, plástico, ou algo mais resistente que as costumeiras folhas de papel. Isso irá familiarizá-los com a leitura, fazendo com que desenvolvam o prazer em ler. Crianças gostam de livros coloridos e revistas em quadrinhos. Presenteando-os e incentivando-os a ler, estarão favorecendo o aprendizado e a ampliando o nível de conhecimento de seus filhos, assegurando-lhes um bom desempenho diante das principais questões da vida cotidiana.

Façam da leitura um momento de aconchego e prazer. Sentem-se junto deles, providenciem um suco e um lanche dando a conotação de divertimento e não obrigação. Adquiram vários livros e deixem ao alcance deles, estimulando-os a contar o que acabaram de ler.

Se estiverem lendo em voz alta, digam que não entenderam e peçam para que releiam aquele trecho, ou então expliquem a fim de que vocês entendam. Isso faz com que prestem atenção e fixem o conteúdo para quando vocês os questionem novamente. Tal prática irá assegurar melhores resultados escolares e com certeza também irá aproximá-los, servindo para fortalecer os vínculos afetivos.