Artigo

Jornalistas merecem respeito!

O Coordenador de Comunicação do Estado, Robson Almeida; Presidenta do Sinjorba, Cardé Mourão; Diretora de Comunicação e ex-presidenta do Sinjorba, Heloisa Sampaio e os deputados, Emiliano José e Álvaro Gomes, na abertura dos debates.

Com as propostas da luta pela permanência do diploma e de regularizar o registro de jornalista provisionado para profissional em definitivo, junto a Fenaj e ao Ministério do Trabalho, foi encerrado ontem o X Congresso dos Jornalistas da Bahia realizado no Pavilhão quatro, da FTC, em Salvador.

O encontro que foi organizado pelo SINJORBA e a Fenaj, contou com profissionais de todo o interior da Bahia e da capital, foi coroado de grandes debates em busca da regularização da profissão de quem faz a imprensa deste país. Para os estudiosos no assunto, isso ainda não aconteceu porque os grandes grupos que retém as redes de comunicação lutam para que a profissão não seja legalizada, mas os jornalistas através dos 30 sindicatos espalhados de sul a norte do país, aliados a Fenaj vão lutar até acontecer um desfecho positivo da classe aconteça.

Esses assuntos foram discutidos com base Brasileiro oferece e dar direito ao cidadão brasileiro; será que podem existir a profissão de médicos, engenheiros, torneiros mecânicos, advogados, carpinteiros, portuários, e jornalistas não? Por que eles não querem democratizar a comunicação?

Têm mede do quê?

Ficam ai, alguns questionamentos para a sociedade brasileira que está ao nosso lado responder.

Hoje nós temos jornalistas provisionados desde a década de 70, portanto, com mais de 35 anos na ativa! Esses profissionais buscarem, escreveram, formam opiniões da notícia com ética, e trouxeram à história de uma região, de um Estado, ou mesmo desse País à tona! Será que eles não merecem respeito?

As autoridades de nosso país devem ter, sim, com esses profissionais o respeito devido e, além disso, lhes devem obrigação pela condução, das decisões mais importantes de nossa nação durante esse período, que envolveu o regime militar. Como sabemos vivemos num regime democrático, graças também ao sangue derramado pelos jornalistas!

Ou ainda estamos vivendo uma época de sangue e tortura da ditadura? Eis a questão…

– O Clube do Poeta Sul da Bahia agora é de Utilidade Pública Municipal
Na primeira votação e na segunda, na Câmara Municipal de Itabuna, semana passada, por unanimidade, o Clube do Poeta Sul da Bahia passou a ser de Utilidade Pública Municipal. O projeto foi de autoria do vereador Roberto de Souza (foto), tendo como relator o vereador Gerson Nascimento.

O presidente do Clube do Poeta Sul da Bahia, Adeildo Marques, disse que esse é mais um grande passo para o desenvolvimento de nossa poesia e de nossa história, não só em Itabuna, mas em toda a região do Sul da Bahia.

O Clube do Poeta Sul da Bahia, fundado em 22 de Janeiro de 1991, tem como objetivo incentivar e difundir a poesia em todo o Sul da Bahia. Ao longo desse tempo já prestou grandes trabalhos nas escolas e na revelação de novos nomes de nossa poesia.

Na oportunidade Adeildo Marques, juntamente com toda a diretoria e sócios do Clube do Poeta Sul da Bahia, agradecem penhoradamente a todos os vereadores do Legislativo Itabunense.

Zélia Possidônio lança “Luzes”
No próximo dia 10 de dezembro, a poetisa e professora, Zélia Possidônio estará lançando
o seu primeiro livro “Luzes”, estilo poesias, após participar de várias Antologias a nível local e nacional.

A escritora Zélia Possidônio é uma das diretoras mais atuante do Clube do Poeta Sul da Bahia e, também, uma das maiores incentivadoras da poesia de Itabuna e região.

Reconhece a poesia como um grande caminho para a transformação de um cidadão e de um povo, na busca de uma literatura sempre crescente, voltada para a doutrina e a transformação educacional de um povo que tanto precisa.

No lançamento do “Luzes”, que será realizado no Atelliê Osmundo Teixeira, Rua Rio de Contas 46, bairro Góes Calmon, centro, Itabuna, às 19h, Zélia Possidônio solicita a todos os convidados que levem um quilo de alimento não perecível. Alimentos, esses que serão doados ao Abrigo São Francisco de Assis.