Artigo

Vacinação

Atualmente, fala-se muito sobre as vacinações. Portanto, vamos conhecer um pouco a respeito dos primórdios deste excelente meio de profilaxia.

Há duzentos anos, Edward Jenner um médico residente no vilarejo de Berkeley, Inglaterra, começou a observar que as ordenhadoras de vacas apresentavam em suas mãos pústulas semelhantes as encontradas nos pacientes de VARÍOLA, uma doença que, quando não levava ao óbito, desfigurava a face dos sobreviventes.

Jenner concluiu que as ordenhadoras tinham adquirido das vacas uma forma branda da varíola. No dia 14 de maio de 1 796, ele resolveu fazer uma experiência que o tornaria num benfeitor da Humanidade ou num criminoso. Colheu o líquido da pústula de uma ordenhadora e o inoculou nas escarificações feitas num braço de James Phipps, um jovem de oito anos. O rapazinho teve febre, inapetência, dores musculares. Seis semanas depois, com o consentimento do pai de James, este foi novamente inoculado com o líquido de uma pústula de um varioloso. Experiência crucial.

E se o garoto morresse? Ele nem sequer teve febre.

O que ocorreu no organismo de Phipps? Durante aquelas seis semanas, o organismo do rapazinho, que fora inoculado com um vírus atenuado, não adoecera, mas produzira anticorpos para neutralizar o vírus da varíola humana. Jenner não tinha esse conhecimento teórico que só surgiu muitos anos depois. Estava descoberta a vacinação nome oriundo da palavra latina vaca. A medicina acabava de dar um passo gigantesco.

Jenner descreveu sua experiência num artigo que foi refutado por muitos médicos de sua época e nunca conseguiu se associar à Associação de Medicina de Londres. Ele ainda descobriu que poderia manter durante três meses em frascos o líquido das pústulas das mãos das ordenhadoras, facilitando a vacinação em massa. Logo nos primeiros anos, a mortalidade devido à varíola começou a cair não só na Inglaterra, mas na Europa.

Nos anos vindouros, vários pesquisadores começaram a desenvolver outras vacinas. Na França, Louis Pasteur, depois de exaustivos trabalhos, desenvolveria a vacina antirrábica. A seguir, Calmette e Guérin produziria a vacina contra tuberculose. Outras surgiram como antitetânica, contra difteria, coqueluche que reunidas constituem a vacina trivalente. Outro imunobiológico, que também faz parte do calendário vacinal das crianças, é a vacina contra sarampo. Mais recentemente, se popularizou a vacinação contra a poliomielite ou paralisia infantil, que é aplicada por via oral. Hoje, a varíola está erradicada do planeta e outras doenças evitáveis por vacina brevemente serão.

Há duzentos anos, um gentil e tranqüilo médico de roça, usando tãosomente uma faca para escarificar o braço do menino James Phipps, fez uma descoberta, orientado pela espiritualidade, que faria a medicina avançar numa proporção que ele jamais imaginaria.