Artigo

Como surge um Mestre

Durante a década de 1920, tempo de muita perseguição e de muito abuso do poder, os capoeiristas tiveram que reeiventar lugares e formas de praticarem a capoeira, daí o surgimento das academias, os locais fechados.

Os mestres de capoeira, alguns sem muito estudo acadêmico mas com muita sabedoria, peculiar a um mestre, tiveram a grande idéia de criar uma nova estratégia: treinar em locais permitidos.

A lei era severa e deveria ser cumprida, afinal, a maioria dos praticantes de capoeira eram oriundos da classe popular, não tinham boas condições social e econômica para pagar um advogado.

Então, a melhor solução era a prevenção e o cuidado para não ser preso. Muitos foram os mestres que souberam usar a sapiência, malícia do saber, para continuar sua prática junto com seus discípulos.

A primeira Academia oficializada em Salvador foi a de Manuel dos Reis Machado, o Mestre Bimba, no dia 9 de julho de 1937, denominada Centro de Cultura Física e Capoeira Regional. A partir daí, o perfil dos praticantes de capoeira mudou significativamente.

Foram se matriculando elementos da fina flor da sociedade abastada, talvez por ser uma capoeira de “salão”, desvinculada do “negro passado”, ou seja, das ruas. O mestre Bimba passou a contar com alunos, políticos, estudantes universitários, intelectuais, profissionais liberais e até militares.

Muitos foram os alunos que passaram pelos ensinamentos do mestre Bimba. Entre eles estavam alguns “herdeiros do cacau”, filhos de famílias afortunadas de Itabuna, como é o caso de Manuel Coelho Brandão, Mestre Maneca Brandão, filho de Ubaldino Brandão, ex- prefeito de Itabuna. Em Itabuna, a Academia de Cultura Física e Capoeira foi a primeira a ser fundada, em 1962, pelo oficial do Exército Major Dória. Nesta academia, praticava-se judô, defesa pessoal, auterofilismo e capoeira.

O prestígio do grupo da academia do Major Dória era significativo, pois, para ministrar as aulas, foram convidados alunos formados do mestre Bimba e filhos de famílias ricas, como é o caso de Adyjolvã A. Couto, Mestre Zoião e Mestre Maneca Brandão. Nesta academia era cobrada uma mensalidade, fator determinante para a exclusão do capoeirista de menor poder aquisitivo, que continuaram fazendo suas aulas e rodas no espaço do lado de fora da academia, sem precisar pagar.

O tempo foi passando e novos mestres foram surgindo, muitos oriundos desta academia. Excelentes capoeiristas, que foram criando novos lugares para administrar as aulas de capoeira, a exemplo de Reinaldo Ramos Suassuna, o mestre Suassuna, que foi aluno do mestre Maneca e levou seus ensinamentos de Itabuna para São Paulo e para muitos países, com seu grupo de capoeira Cordão de Ouro.

O mestre Suassuna, realizador de um grandioso trabalho de capoeira, periodicamente, nomina novos mestres, a exemplo de Joilson Silva D `Andrade, mestre Risadinha, que possui uma Academia há 15 anos em Itabuna e com um trabalho reconhecido internacionalmente.

Assim surgem os mestres.