Artigo

A ordem dos fatores não altera o produto

Quando nós pensamos num projeto, vários aspectos precisam ser considerados. E o primeiro deles tem a ver com o pré-projeto ou o diagnóstico. Em suma, a delimitação do problema. Eu sempre toco nesta vertente porque muita gente esquece que um problema é igual a um produto. E que um produto é igual a um determinado tempo e esse tempo é o projeto desenvolvido.

É fato que os cursos, oficinas e workshops que são aplicados apresentam-nos um escopo pelo qual você deve seguir para que seu projeto alcance resultados e sucesso. Assim, partem do princípio de que é preciso saber logo de cara o que você pretende resolver.

Porque, sem dúvida, o problema encontrado é uma excelente oportunidade para se criar meios que possam solucioná-lo. Em seguida, apontam-se os objetivos, a justificativa, as metas a serem atingidas, a metodologia, o cronograma de atividades, o orçamento físicofinanceiro e a aplicação do cronograma de desembolso.

Para o projeto ficar ainda mais completo, acrescenta-se alguns anexos como currículos do proponente e toda a equipe principal, estudo da área ou do problema a ser resolvido com fotos, clippings, vídeos, portfólios, cartas de anuência, autorizações dos espaços a serem utilizados etc.

Todavia, depois de encontrado o problema, se você já tem uma ideia clara do que deseja, pode começar o projeto pelo orçamento. Pode começar ainda pela forma ou metodologia, pelos recursos que precisa, pelo portfólio, enfim, por qualquer área desde que você mantenha ao final, o escopo pronto. A ordem dos fatores não alterará o produto final. Entretanto, somente a descrição ou apresentação do projeto deverá ser a última coisa a ser feita. Porque você precisará de todas as informações possíveis para apresentar sua proposta.

Se precisar de alguma consultoria, é só escrever: paulocidade@msn.com