Artigo

Poluição Sonora em Itabuna

A poluição sonora se destaca cada vez mais como um problema de saúde pública pelos graves prejuízos físicos e psicológicos que causa aos seres humanos e pelo desequilíbrio ambiental. Entretanto, por ser um tema pouco abordado, a fiscalização também se torna precária já que não há um clamor social efetivo para combater essa moléstia ambiental.

A principal fonte, especificamente no município de Itabuna, são os ruídos de veículos e os próprios estabelecimentos comerciais, com sua aparelhagem de som. Pois, causa um terrível barulho que invade consultórios, escritórios, hospitais, residências e demais locais onde são necessárias condições mínimas de trabalho, estudo, repouso ou qualquer que seja a atividade diária que se necessite executar.

O que a maioria das pessoas não sabem, é que o “terrível barulho” são emissões irregulares de ruídos e sons que se enquadram em infrações administrativas de trânsito, contravenções penais e crime de poluição sonora. E ainda, que existe uma legislação específica a ser utilizada para melhorar a qualidade de vida nesse aspecto, que possibilita exigir a prevenção e a punibilidade quanto à conduta delitiva causadora da poluição sonora.

Há notícias, extraídas de sites informativos sobre a postura governamental, de que a “[…] A Prefeitura de Itabuna já iniciou um trabalho de reordenamento da publicidade […]” com objetivo de reduzir a poluição sonora. Mesmo assim, ainda é característica marcante deste município o uso abusivo e comum de carros e aparelhos de som para propagandas comerciais no espaço urbano.