Artigo

A democracia faz bem a todos!

Milton Nascimento e Fernando Brant escreveram uma música (que você lerá adiante) lá na década de ’90, e, é bem possível que eles sequer imaginassem que a aquela canção (“Carta à República”) permanecesse assim tão atual.

Preste muita atenção e reflita com muita calma sobre a letra daquela canção: “Sim é verdade, a vida é mais livre; o medo já não convive nas casas, nos bares, nas ruas com o povo daqui e até dá pra pensar no futuro e ver nossos filhos crescendo e sorrindo, mas, eu não posso esconder a amargura ao ver que o sonho anda pra trás e a mentira voltou (ou será mesmo que não nos deixara?). A esperança que a gente carrega é um sorvete em pleno sol… O que fizeram da nossa fé?! O que fizeram da nossa fé?!… Eu briguei, apanhei, eu sofri, aprendi, eu cantei, eu berrei, eu chorei, eu sorri, eu saí pra sonhar meu país, e foi tão bom, não estava sozinho, a praça era alegria sadia, o povo era senhor e só uma voz, numa só canção… E foi por ter posto a mão no futuro que no presente preciso ser duro e eu não posso me acomodar: quero um país melhor!”

É triste que os partidos aliados/ conchavados governam não para o Brasil. É melancólico constatar o pouco caso que o governo faz da nossa democracia. É lamentável que o governo pretenda exercer o “controle social” da mídia. Enfim, segundo Demétrio Magnoli, sociólogo e geógrafo, “a idéia de controle social da mídia é oficial nos programas do PT. O partido poderia ter se tornado social-democrata, mas decidiu que seu caminho seria de restauração stalinista. E não por acaso o centro desta restauração stalinista é o ataque verbal à liberdade de imprensa e expressão”. Nós brasileiros (as) não queremos voltar mais às ruas (se for preciso voltaremos!) como nos tempos da Ditadura, para defender o nosso legítimo e constitucional direito à liberdade de expressão, garantida no artigo quinto da Constituição de 1988 que, aliás, o PT não assinou!

Vejamos então alguns trechos daquele referido artigo: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: (…) IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; IX – é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença; X – são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação; XIV – é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional (…). É preciso, portanto, que os governantes façam um grande esforço, urgentemente, de ler a nossa Constituição, caso contrário, a coisa pode ficar muito feia…

O filósofo Denis Rosenfield, em depoimento para o G1, a respeito do famigerado “controle social” da mídia, disse que o PT “é um partido contra a liberdade de expressão”. “A leitura dos documentos mostra isso. Todas as manifestações de apoio à Cuba dos irmãos Castro e à Venezuela de Chávez vão nesse sentido. No Brasil, vivemos em uma sociedade democrática no debate de idéias. E o PT procura subverter a democracia pelos meios democráticos. E para isso é fundamental o cerceamento dos meios de comunicação.”

Vamos com calma, pessoal: a democracia faz bem a todos, por isso, lutemos sempre por ela, acima de tudo por ela!

Sim, é como diz a canção: “Foi por ter posto a mão no futuro que no presente preciso ser duro e eu não posso me acomodar: quero um país melhor!”