Artigo

Cuidado com os suplementos

Um dos maiores estímulos para essa utilização desmedida é justamente a indicação feita por profissionais não abalizados para tal, como, no caso de academias, na maioria das vezes, os instrutores de musculação. Também indivíduos sem menor conhecimentos sobre questões de saúde – como comerciantes desses produtos e ainda outros praticantes de atividades físicas que já fazem uso frequentemente de suplementos, se encarregam de propalar o hábito, por um nocivo boca a boca.

A médica Flávia Teixeira salienta que apenas médicos nutrólogos e médicos do esporte são profissionais habilitados para a avaliação da indicação, riscos e contradições de suplementos, que propiciam um índice significante de benefícios e riscos muito grandes para a saúde. A ideia de uma pílula mágica é tentadora e é natural que todos busquem uma solução milagrosa, mas infelizmente essa solução não existe.

Não há benefícios no uso desses suplementos, principalmente se não houver mudanças no estilo de vida com a adoção de estilo de vida ativo, prática regular de exercícios físicos e uma dieta equilibrada e personalizada para as necessidades de cada individuo, dependendo da idade, gênero e modalidade esportiva praticada, adverte a especialista. A Sociedade Brasileira de Medicina do Exército e do Esporte (SBME) lançou este ano a diretriz modificações dietéticas, reposição hídricas, suplementos alimentares e drogas: comprovação de ação ergogênica e potenciais riscos para a saúde, que versa sobre as indicações e recomendações de uso.