Artigo

A palavra e a ação

O que é mais importante: a Palavra ou a Ação? É justamente este o assunto de breve e vibrante diálogo entre as duas, que encontramos. No livro PÁSSAROS DISPERSOS (Stray Birds), de Rabindranath Tagore, aforismo 138, por ele criado. “Eu estou envergonhada de minha nulidade”- disse a Palavra à Ação.

“Eu sinto quanto sou pobre, quando te vejo”- disse a Ação à Palavra.

O espirituoso padre Vieira escreveu:

“Palavra sem exemplo é tiro sem bala. “Exemplo é ação e deveria sempre confirmar a palavra.

No diálogo citado, tanto a palavra quanto a ação falham num ponto comum de atitude errada entre as pessoas: esquecer- se dos próprios lados positivos, e se deixar deslumbrar pelo que se observa nos outros.

Eis o que a respeito da palavra diz o famoso escritor francês Anatole France: “Nada é mais poderoso do que a palavra: uma cadeia de fortes razões e de altos pensamentos é um conjunto que nada destrói. A palavra, como a funda de Davi, abate os violentos e faz cair os fortes. É a arma invencível.”.

Bem sabemos do dinamismo da palavra em momentos decisivos. Basta lembrar aquilo atribuído a Napoleão Bonaparte para estimular seus soldados a enfrentar as forças Mamelucas que defendiam o Egito na Batalha das Pirâmides. Deviam achar-se os combatentes à vista das famosas pirâmides de séculos de existência. Foi então que ele bradou: “Soldados, do alto destas pirâmides quarenta séculos vos contemplam.”.

Entre nós, um slogan concentrou e mobilizou nosso país em torno da redemocratização: DIRETAS JÁ. É a força da palavra impelindo para a ação.No dia 27 de abril no próximo ano, o bem-aventurado João Paulo II será proclamado santo pelo Papa Francisco. No entanto, se a Igreja não fosse tão exigente para a elevação de alguém às honras dos altares, exigindo o testemunho da pratica heróica das virtudes cristãs e milagres após a morte, João Paulo II teria já sido canonizado como uma exigência dos fiéis desde suas exéquias, através do vibrante slogan “Santo già!.” Santo logo! Santo já!

A missão dos Apóstolos no Evangelho é particularmente o anúncio da Palavra, e, como acentua o Apóstolo Paulo com relação à pregação e à Fé: “E como poderiam crer naquele que não ouviram? E como poderiam ouvir sem pregador?” (Romanos 10,14).

No tocante à relação entre a palavra e a ação, segue uma série de conceitos belíssimos que cito entre aspas, comunicando de antemão que omito alguns,por não virem a propósito para nosso objetivo

“O processo da criação começa pelo pensamento.Tudo que vês,um dia já foi idéia da alguém.O mesmo vale para todo o Unverso.O pensamento é o primeiro nível da criação. Depois vem a palavra.A palavra constitui o segundo nível da criação.Em seguida vem a ação.As ações são as palavras em movimento.”(Neale Donald Walsch – Conversation avec Dieu).

A ação é normalmente o alvo da palavra. Mesmo as grandes revoluções, ações poderosas que abalam as estruturas dos países, se originam de algum conceito filosófico, exteriorizado a seguir por palavras na boca dos oradores, na pena dos escritores, nas conversas miudinhas do povo.A Revolução Francesa, a implantação do marxismo na Russia, do Terceiro Reich na Alemanha são ações poderosas produzidas por pensamentos expressos em palavras poderosas no seu berço de origem.

A respeito da relação entre a palavra e a ação, muito poderíamos dizer anda apoiados inclusive em pensadores célebres. Assim penetraríamos no mundo das promessas enganosas, vergonhosa característica da maioria dos políticos;das traições, das falsas amizades, da mentira com a qual se procura encobrir com palavras as más ações.

E encerrando:

“À medida que envelheço, presto menos atenção ao que as pessoas dizem.Eu simplesmente dirijo minha atenção ao que elas fazem”(Andrew Carnegie). “A conversa não cozinha o arroz” (Provérbio chinês).