Artigo

CONSULTA CONDOMINIAL

1 – Investir em imóveis é um bom negócio no ano de 2014? Sandra Lustosa.

Sandra, quem sonha com dinheiro extra ou mesmo com a possibilidade de viver de renda, uma alternativa em 2014 é investir em imóveis segundo os especialistas.
Segundo a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi), o crescimento anual do mercado de investidores de setor imobiliário no estado baiano deve se manter entre 10% e 20% no ano de 2014.

Para investir nesse setor, é necessário fazer um longo planejamento, cujo primeiro item é a análise da própria capacidade de endividamento. Os financiamentos bancários a taxas mais baixas ajudam na empreitada, mais, ainda assim, é necessário ter cuidado para que o investimento não aperte demais o bolso.

Segundo os especialistas no setor não é aconselhável investir mais que trinta por cento de sua renda líquida no imóvel. Além do valor do patrimônio, deve ser levado em conta também os custos agregados da escritura, registros em cartórios e impostos que devem ser inclusos no orçamento de quem vai investir. E se comprar de terceiros, ainda há o gasto com a contratação de um advogado, pois é preciso que um profissional analise as condições legais do contrato.
Entendemos que para que aplicação renda o esperado, a localização do imóvel é um aspecto fundamental. Aquele que tem melhor infraestrutura ao redor tem maior possibilidade de ser vendido rapidamente.

Os especialistas também dão as seguintes dicas para quem deseja investir no mercado imobiliário: planejamento – a primeira coisa a fazer é uma análise da própria situação financeira e da capacidade de compra (endividamento). Não é recomendável usar mais de 30% da renda líquida para comprar um imóvel. Outro aspecto que demanda tempo e atenção é com relação a escolha do tipo de imóvel no qual se deseja investir. Os residenciais menores, com quarto e sala ou dois quartos, que têm valor mensal mais barato, são mais fácil de alugar. Mas para quem deseja obter um lucro maior, as salas comerciais a depender da cidade e localização são opção melhor.

Além disso, deve ser levada em conta a localização – um imóvel bem localizado tem maior liquidez. Portanto, é importante escolher bairros com boa infraestrutura, com pontos de comércio e serviços nos arredores. Um outro aspecto que deve ser levado em conta para quem investe em imóvel com a finalidade de locação é com relação a manutenção. A locação pode deve ser feita o mais rápido possível, pois se o imóvel fica parado, além de você perder dinheiro do aluguel, acabando também tendo ônus, pois precisará arcar com custos adicionais, como a mensalidade do condomínio, energia, água, dentre outros.