Artigo

País rico é pais sem diarreia!

A reportagem nos informa: “uma epidemia de diarreia já afetou 60 mil pessoas e matou 37 delas nos últimos dois meses e meio, em Alagoas. A principal causa, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, é a contaminação da água oferecida à população, que enfrenta a pior estiagem dos últimos 50 anos. Outras 46 cidades têm risco de surto da doença. “Com certeza a epidemia está relacionada à qualidade da água”, disse a superintendente de Vigilância em Saúde de Alagoas, Sandra Canuto. A análise dos sistemas oficiais de abastecimento e das soluções alternativas, como poços, cisternas e cacimbas, foi intensificada. Em algumas dessas fontes de água foram encontradas bactérias e coliformes fecais acima do limite permitido, inclusive naquelas que servem à concessionária de água do Estado. O município de Palmeira dos Índios (135 km de Maceió) é o que concentra o maior número de óbitos. Das 37 mortes registradas até o final da semana passada, dez aconteceram na cidade. Mais de 40% das vítimas fatais no Estado foram crianças com menos de um ano de idade. Outros 40% foram idosos com mais de 60 anos”. Prezado(a) leitor (a), lamento informar, mas esta não é uma notícia encontrada num jornal do século 18, 19 ou 20. Repito, lamento informar, mas, essa maldita notícia é da semana passada e foi manchete no jornal Folha de São Paulo. Ora, ora como podemos aceitar uma coisa dessas? De um lado o (des)governo Dilma afirmando que está vencendo a pobreza, que acabou com a dívida externa (Mentira! Mas, esse é assunto para um outro momento), que a inflação está controlada, que os gastos públicos estão em equilíbrio, que a crise internacional não abalou nossa economia e outras bobagens sem tamanho, inventadas por seus marqueteiros, para ludibriar o povo. Do outro lado, na vida real, brasileiros e brasileiras em pleno século 21 morrendo de diarreia! Os marqueteiros de plantão estamparam de imediato o slogan para o (des)governo Dilma: “Brasil: país rico é país sem pobreza”. Mas, é isso mesmo que estamos vendo? A ideia vendida pelas propagandas do governo, de um “Brasil feliz” é constantemente reforçada nos palanques oficiais. Deste modo, de propaganda em propaganda, a presidente Dilma vai reafirmando que o desemprego baixou, que a distribuição de renda aumentou, que 20 milhões de pessoas deixaram a extrema pobreza, e etc. Enquanto isso, na vida real, a epidemia de diarreia contamina 60 mil pessoas e mata 37 em Alagoas! Então, a estratégia básica do governo é a seguinte: mostrar apenas uma face da moeda (aquela sempre manipulada!). É assim que agem os tais “representantes do povo”.
Bem que uma “epidemia de diarréia mental” poderia levar esses “representantes do povo” direto ao hospital, do SUS, claro, e lá estando que eles então passassem por uma lavagem completa, descerebrando-os! Assim, finalmente, nos veríamos livres desses malditos, pelo resto da vida. Êpa!, espera um momentinho… Cometi um erro: como se pode retirar algo (no caso o cérebro) daqueles que não possuem?! Esses desgraçados não têm nem cérebros, nem corações, só bolsos! No entanto, nem tudo está perdido. E apesar dos esforços do governo para “bestificar” o país, muitos estão atentos (as manifestações, recentes, em todo o Brasil estão aí para provar isso). Quer um exemplo dos bons? Então vamos lá: nas comemorações da Independência da Bahia (02 de julho), em Salvador, um grupo destrambelhado do PT resolveu entoar, no meio do povo sua própria versão daquele refrão “O campeão voltou” (cantado no Maracanã na final da Copa das Confederações). Cantando assim: “Ô o PT voltou/ o PT voltou”. A resposta do povão, encobrindo aquela cantoria idiota foi: “Ô, o PT roubou/ o PT roubou/ o PT rouboooouu”.
Um relatório da organização Transparência Internacional sobre percepção de corrupção aponta que 81% dos brasileiros acreditam que os partidos políticos são corruptos. Na percepção de 72% dos brasileiros, após os partidos, o Congresso é a instituição mais corrupta, seguido pela polícia (70%), serviços médicos e de saúde (55%) e pelo Judiciário (50%). Ainda segundo o relatório, cinco em cada dez dos 2.002 brasileiros entrevistados opinam que a corrupção aumentou no país nos últimos dois anos. E para 56%, o governo é “ineficiente ou muito ineficiente” no combate à corrupção.
Chega! País rico é país sem diarreia!