Artigo

Inovação e Criatividade Como Fatores Motivacionais – XII. Mecanismos de Defesa.

Nesse artigo continuaremos com as técnicas de posturas motivacionais de sua carreira e a tentativa de encontrar um significado no seu trabalho, retiradas do livro de MAERKER, Stefi Sim, eu faço a diferença! No artigo anterior paramos no ponto 06 – Esteja disponível e aprenda a pedir ajuda: a praticidade em servir é o ponto fundamental da relação organizacional, o que na administração é chamado de clima e cultura organizacionais ou cliente interno. Esse comportamento constrói relações fortes e de respeito, mais tarde você pode ajudar e ser ajudado.

Ponto 07 – Sonhe alto, mas nada que seja impossível de alcançar, pois o plantio é opcional, mas a colheita é obrigatória, por isso cuidado com o que planta. Ponto 08 – Sonhar é ótimo, mas o velho jargão da Administração, se não me engano, criado por Peter Drucker estabelece uma diferença entre um sonho e um devaneio: – “Se você não sabe para onde quer ir, qualquer direção serve”. Logo, sonhe de forma planejada, siga esse plano categoricamente todos os dias. Ponto 09 – Equilíbrio é a tônica do funcionamento fisiológico, tem fases da nossa vida que nos sentimos muito mal quando uma avalanche de problemas nos afeta, começamos a nos sentir o pior ser humano do mundo, isso acaba afetando todo o nosso psicológico. Faça o exercício da Roda da Vida e perceba que é importante estar bem equilibrado com Deus, com os amigos, com a família, com o cônjuge, com os colegas de trabalho, com o lazer, com a saúde, com o patrimônio, com você mesmo. Acredite no seu sonho materializando-o em sua mente todos os dias, a palavra tem força, o pensamento positivo vai lhe mover para o futuro. E uma das coisas mais importantes, reserve um tempo para fazer o que gosta, mas lembre-se, a chave do equilíbrio é a dose, não pode ser a de um elefante, nem tão pouco de uma formiga. Ponto 10 – Acredite em você! Saiba de forma detalhada tudo em que se destaca, o que lhe faz bem, pontos fortes e fracos, onde pode e deve melhorar. Lembre-se, os pontos fracos são desafios que podem tornar você melhor. Um atleta de alto nível não começa correndo 100 metros rasos em menos de 12 segundos, ele treina exaustivamente todos os dias e a cada derrota, ele tenta fazer melhor do que seu oponente. Outro comportamento importante é sempre encarar o copo meio cheio e não meio vazio, quando você identifica a causa do problema, você já achou 50% de chance de resolvê-lo, não perca tempo justificando- os. Lembre-se do poder do magnetismo: um bom serviço puxa o outros, uma boa venda, puxa outra, o sucesso puxa mais sucesso, a alegria puxa mais alegria, segurança gera mais segurança… você recebe aquilo que dá, portanto, ofereça o seu melhor. O adágio popular de Marion Lawense diz que: “Quem semeia um pensamento, colhe um ato, quem semeia um ato, colhe um hábito, quem semeia um hábito, colhe um caráter, quem semeia caráter, colhe um destino”.

O mais importante nisso tudo é entender que conhecer a si própria não é uma tarefa trivial, muito menos um produto acabado, é um processo que não termina nunca e a nossa predisposição para a busca deve ser constante.

Esse último parágrafo será o norte dos próximos artigos: Autoconhecimento, trilha para a motivação, busca subjetiva. Até lá.

Fonte: Gestão de Pessoas da FGV, professora e dra. Sylvia Vergara.