Artigo

Formando-se a cognição humana

As pesquisas sobre a formação humana, especialmente, sobre cognição do indivíduo trazem reflexões sobre as diferentes perspectivas concernentes ao ato de aprender. Uma delas, de caráter mais geral, define aprendizagem como o processo pelo qual as competências, habilidades, conhecimentos, comportamento ou valores são adquiridos ou modificados, como resultado de estudo, experiência, formação, raciocínio. Segundo Piaget, “aprender é uma interpretação pessoal do mundo” (PIAGET apud MOREIRA, 1995); a aprendizagem é uma das funções mentais mais importantes em humanos e animais e pode ser aplicada a sistemas artificiais. O processo de aquisição de conhecimento está relacionado à cognição, a qual envolve fatores diversos como o pensamento, a linguagem, a percepção, a memória, o raciocínio e afins, que fazem parte do desenvolvimento intelectual. A palavra cognição tem origem nos escritos de Platão e Aristóteles e é derivada da palavra latina cognitione, que significa a aquisição de um conhecimento através da percepção. Desse modo, a cognição é mais do que a obtenção de informação, é também um mecanismo de conversão do que é captado para o nosso modo de ser interno, com relação ao meio em que vivemos.

Savater fala que a educação é antes de tudo transmissão de alguma coisa e, que tanto no presente quanto no passado, nosso ideal pedagógico é, até em seus menores detalhes obra da sociedade, demonstrando de que forma, no pleno gozo da nossa vida nos tornamos ponderados sobre o que se apresenta e se impõe como conhecimento.

Um dado importante para a aquisição desses conhecimentos é a própria aprendizagem, sema qual não seria possível tornar factível o desenvolvimento em tempo real e verdadeiro do alcance de objetivos.

Sobre as influências no desenvolvimento cognitivo, o epistemológico suíço Jean Piaget estabelece, em sua Teoria de Epistemologia Genética, que o conhecimento é construído através da interação do sujeito com o meio, a partir de estruturas existentes. Já para Vygotsky, em sua Teoria do Sócio interacionismo, o conhecimento é construído através das interações do sujeito com o meio e com o outro, como desencadeador do desenvolvimento sócio cognitivo. Ademais, conseguimos constatar que a interação entre os indivíduos e com a sociedade é um dos principais elementos na formação psíquica. Além disso, a interação permite a aquisição de conhecimentos e habilidades, a fixação de relações e a construção do seu próprio ambiente físico e social.