Artigo

Prepare-se para uma nova safra

Lembro que comentei a respeito do serviço do vinho nos restaurantes. Vamos levar em conta que em nossa região nunca foi realizado um trabalho informativo sobre a cultura do vinho. Esta coluna tem como principal objetivo esclarecer e aguçar a curiosidade dos leitores provocando discussões sobre o assunto. Hoje, existe no mercado uma grande variedade de revistas especializadas, com diversas opiniões de críticos que ajudam muito para o conhecimento geral. Já ressaltei que o principal fator no serviço do vinho é a temperatura: cada variedade na temperatura adequada, seguido sempre pela taça correta.

O que ajuda muito é termos uma pessoa dentro do restaurante responsável pela carta, que não necessariamente seja um sommelier, mas uma pessoa interessada, que possa fazer treinamentos práticos e desenvolver um belo serviço para satisfação de nós, insaciáveis consumidores. Quando se fala em harmonização abrimos um tema cheio de polêmicas e contradições. Há uma regra básica que podemos afirmar: pratos leves com vinhos leves, pratos fortes com vinhos encorpados. O tema sugere na verdade, que em uma refeição temos que sentir o sabor da comida e também o sabor do vinho. Um não pode sobressair ao outro, pois perderíamos o enorme prazer do momento que são os sabores. Podemos sugerir também que para o consumo de frutos do mar, os espumantes brut acompanham perfeitamente, assim como os vinhos brancos.

Já, em pratos com molho de tomate, podemos tomar vinhos tinto leves ou ligeiros, e com carnes gordas vinhos tinto mais encorpados. Não podemos nos esquecer da sobremesa, último prato da refeição que merece destaque, pode ser acompanhado por vinho suave ou espumante moscatel que vai muito bem com sobremesa acompanhada de sorvete, além dos maravilhosos vinhos de sobremesa, como por exemplo, o ”Late Harvest”, ou seja, Colheita Tardia, onde o enólogo deixa a fruta no pé para que ela naturalmente desidrate e ocorra assim, uma concentração de sacarose na fruta, produzindo um vinho muito rico em aromas com alta concentração de açúcares. Devem estar se perguntando “E a entrada?” Bem, se esta for salada ou algo regado a vinagre sugiro que tomem um copo com água, e, se forem degustar um vinho tinto com um prato principal abram a garrafa para ele ir respirando. Não há nada que possa indicar para consumir junto com pratos temperados com vinagre, ele mataria o vinho. Mas a água é ideal, inclusive para hidratar o organismo.