Artigo

Psicologia por que e para que?

Expressão que nos últimos anos vem ganhando espaço no vocabulário cotidiano dos brasileiros a Psicologia não surgiu por acaso, é produto de um processo histórico, possui a sua própria história. Sua origem remonta ao século V a.C., possui duas importantes vertentes a primeira é na historia grega num período anterior a era cristã onde filósofos como Platão e Aristóteles dedicaram-se a compreender em torno do homem e sua interioridade e a outra com o desenvolvimento da modernidade no final do século XIX, fase responsável pelo surgimento da psicologia como ciência, fato recente tendo cerca de 138 anos de história. O termo psicologia vem do grego e deriva das palavras Psyché (mente, alma ou espírito) e logos (estudo).

Podendo ser definida como a ciência que estuda o processo mental humano e o comportamento observável. Alguns teóricos costumam afirmar em seus textos que a Psicologia passou por uma longa e penosa gestação até desvincular-se da filosofia e da fisiologia, à medida que foi se libertando das citadas ciências, a Psicologia foi adquirindo o status de ciência e começou a seduzir estudiosos e pesquisadores que passaram a definir o seu objeto de estudo, delimitar o campo, formular métodos para estudar o novo objeto e teorias como um corpo consistente de conhecimento na área. O estabelecimento formal da Psicologia deu-se em 1879, em Leipzig na Alemanha onde Wilhelm Wundt, considerado o pai da psicologia moderna ou científica cria o primeiro laboratório para a realização de experimentos. Atentando atender as distintas maneiras que caracterizam os seres humanos a psicologia se desenvolveu, construindo teorias baseadas no pensamento dicotômico, vamos encontrar teorias que vão privilegiar a objetividade humana ou a sua subjetividade, trabalhando de forma específica, todavia convergindo-se no que diz respeito ao objetivo de colaborar para promover a saúde psíquica e o desenvolvimento pessoal das pessoas. No Brasil há pouco mais de 50 anos, em 27 de Agosto de 1962, a Psicologia foi regulamentada como profissão através da Lei 4119.

Nos últimos 25 anos os estudos da psicologia transitaram da fase primária de organização, para um estágio de crescente afirmação. Os campos de atuação que outrora eram restritos á clínica, escolar-educacional e organização do trabalho, atualmente possui uma ampla diversidade, A resolução 13/2007 do CFP – Conselho Federal de Psicologia, habilitou os profissionais a atuarem nas seguintes áreas da psicologia: Escolar/educacional, organizacional do trabalho, trânsito, jurídica, esporte, clínica, hospitalar, psicopedagogia, social, psicomotricidade e neuropsicologia. Ainda segundo o CFP no Brasil existem 291.287 psicólogos inscritos, sendo que 11.003 são da Bahia.

A Psicologia cresceu de uma forma impressionante e assumiu um papel importante entre nós, as mudanças ocorridas no Brasil e no mundo nos últimos anos no que se refere aos aspectos culturais, social, político, ideológico, dentre outros, culminaram no surgimento de novo paradigma, demandando com isso a intervenção da psicologia. É certo que se faz necessário um maior desvendamento desta tão nobre ciência visto que ainda hoje muitos mitos a rondam, ademais as formas e instrumentos de trabalho utilizavam e ainda utilizam recursos que, muitas vezes, não são compreendidos pela maioria da população, às vezes por ser sofisticados para o público com pouca escolarização, às vezes por se ter dificuldade de entender a relação com o objetivo para o qual se emprega a técnica. Independente qual fato prevaleça, a psicologia precisa ser acessível a todos. Afinal não nos resta outra alternativa a não ser acompanhar a História.