Artigo

Marketing Pessoal, uma questão de escolha ou necessidade?

No competitivo mundo contemporâneo, para manter-se no mercado de trabalho não basta possuir o perfil desejado, faz-se necessário ter atitude e desenvolver ao máximo o marketing pessoal. A famosa crise por todos conhecida, instalou- se de forma que apenas os melhores estão conseguindo manter-se, no que diz respeito a recolocação para indivíduos que possuem a básica força de trabalho tornou-se tarefa cada vez mais complexa. Aliado a esses fatores a infinidade de currículos disponíveis no universo on-line inevitavelmente acarretam exclusões, onde pessoas são descartadas sem que ao menos tenham a chance de uma análise mais aprofundada e presencial de suas reais capacidades.

Passar pela seleção de currículos, que é a primeira peneira do mundo organizacional não é fácil, mesmo sendo ela apenas o primeiro passo na árdua jornada pela vaga preterida. No decorrer do processo comumente existe a dinâmica de grupo, os testes e a tão temida entrevista que é considerada por muitos o momento mais difícil a ser enfrentado no processo. Assim quem deseja alcançar lugar de destaque, ser apontado como preparado e competente devem esforçar-se ao máximo na criação do seu marketing pessoal, além de possuir requisitos como: Experiências relevantes ao cargo, certificações, desenvoltura nas relações interpessoais e inteligência emocional. Para quem deseja desenvolver seu marketing pessoal devese considerar um amplo espectro, que engloba desde a aparência física vestual até a linguagem não verbal, que por inúmeras vezes desmitifica todo o discurso do sujeito na avaliação de um bom entrevistador. Os tópico básicos para quem deseja realmente desenvolver tal estratégia são: Autoestima, criatividade, adaptação, desenvolver a autodisciplina, possuir objetivos claros com metas pré-estabelecidas, ética, ser visível e disponível, ser cauteloso com o perfil e postagens nas redes sociais, networking.

Além dos citados cuidados a serem adotados, deve-se considerar a construção de um bom currículo, sendo criterioso desde a foto (só colocar se for exigência para a vaga), a formação, a experiência, expondo de forma clara e objetiva, sem redundâncias, tendo como foco as qualificações exigidas ao cargo preterido, eliminando os excessos.

Concluindo vale ressaltar a importância do comportamento apresentado durante a entrevista, pois de nada adiantará a construção pessoal se o indivíduo permitir que as emoções fujam ao seu controle, a dica para esse temido momento é treinar. Treine com parentes, amigos, pesquise em sites seguros as perguntas mais comuns nos processos seletivos e utilize-as como base, respostas prontas não é o ideal e denuncia artificialidade, porém, ira norteá- lo além de garantir maior segurança nas respostas. Afinal, a sorte e o sucesso tornam-se consequências quando se tem um bom preparo, consequência essa que costuma andar lado a lado de quem busca aprimoramento constante.