Artigo

Cyberbullying: Um mal silencioso

Vemos na violência um problema de saúde pública, importante e crescente no mundo, gerando sérias consequências individuais e sociais. Violência essa que se apresenta sob diversas facetas. O Bullying conhecido por ser uma prática muito utilizada no contexto escolar, é uma forma de violência que consiste em ações realizadas de forma persistente e repetidas, com o intuito de intimidar ou magoar outras pessoas. Nos últimos anos o Bullying ganhou o seu caráter virtual, igualmente doloroso, negativo e maléfico: O Ciberbullying, que pode ser entendido como uma nova forma de violência disseminada na mídia eletrônica. Consiste em ofensas deliberada e repetida infligida por texto eletrônico, salas de bate papo, celulares ou qualquer outro recurso eletrônico. A grande diferença do Bullying para o Cyberbullying é que neste, o agressor vale-se das tecnologias para manter-se no anonimato. Tal prática vem ocorrendo deliberadamente, merecendo a preocupação de pais, educadores e pesquisadores devido aos efeitos negativos que causam na saúde mental dos adolescentes.

As consequências desse fenômeno, para a vítima são diversas: problemas de conduta, solidão, sentimento de medo, desvalia, maior risco a depressão, diminuição da autoestima e ideação suicida. Dentre elas o suicídio apresenta-se como a mais grave, um problema de saúde pública de âmbito mundial. A depressão, em alguns casos, torna-se um intermédio para a prática suicida e, associada a um fenômeno virtual, pouco se sabe em relação às estratégias para lidar com essa questão. Faz-se necessário que pais e professores sejam treinados em relação ás estratégias de prevenção, auxiliando- os a identificar sintomas ou mudanças comportamentais que possam estar relacionadas á depressão e ao suicídio. Apesar dos conhecidos danos físicos e psíquicos, o Cyberbullying é um tema que ainda necessita ser mais explorado, especialmente quanto ás estratégias de enfrentamento em relação a esse fenômeno. Sabe-se que a conduta comumente utilizada pela vitima é a evitação de diversos tipos como apagar mensagens desrespeitosas, bloquear o bully, ignorar emoções negativas, uso de substâncias, fingir que não se importa com essa problemática e, por fim, desabafar com amigos próximos todavia, o indicado é acompanhamento com um profissional da área de saúde mental. Buscar um serviço de prevenção, treinamento dos pais e professores em relação á tecnologia e ao Cyberbullying e intervenções com maior ênfase no comportamento do estudante é o aconselhável ao invés de utilizar apenas a restrição da tecnologia.

Enfim, o impacto é significativo na saúde do adolescente, sendo uma problemática que pode ser considerada de atenção pública, relacionada a diversos tipos de adoecimento. É notório que essas vítimas necessitam de suporte emocional, porém ainda estamos diante de um fenômeno silencioso e igualmente devastador.