Artigo

Núcleo Cuidar: o espaço da solidariedade

Dois homens, ambos muito doentes, ocupavam o mesmo quarto de hospital. Um dos dois homens podia permanecer sentado na cama por uma hora durante a tarde, como forma de melhorar a circulação. A sua cama era próxima da única janela do quarto. O outro homem precisava permanecer deitado. Os dois se conheceram e sempre conversavam muito. A cada tarde, o homem que estava na cama próxima da janela podia contava ao seu companheiro todas as coisas que podia ver do lado de fora. A janela dava para um parque, com um delicioso lago. Assim o descrevia o companheiro que se sentava próximo à janela. E enquanto ele descrevia tudo o que estava vendo, detalhadamente, o outro homem, do outro lado do quarto, fechava os olhos e imaginava a cena.

Em uma manhã, porém, a enfermeira do turno do dia, encontrou o homem que ficava próximo à janela, morto. Por isso, mais tarde, pareceu- lhe apropriado colocar o outro homem, na cama vaga, próxima à janela. Assim o fez e saiu do quarto. Lenta e dolorosamente então, o homem se apoiou nos cotovelos para ver, pela primeira vez, o mundo lá fora. Esforçou-se para olhar tudo o quanto podia do lado de fora. Mas, o que ele viu à sua frente foi apenas um muro branco. Espantado, o homem perguntou à enfermeira o que poderia ter levado seu companheiro de quarto a descrever as coisas de maneira tão maravilhosa para ele. A enfermeira respondeu que o outro homem era cego, e, óbvio, sequer podia ver o muro. “Talvez quisesse lhe dar coragem”. Disse a enfermeira ao homem. Sendo assim, reflita: há uma felicidade tremenda em fazer os outros felizes. Uma dor partilhada é dividida, mas a felicidade dividida é dobrada. O hoje é um dom, por este motivo se chama presente. (A origem desta história é desconhecida).

Se você, no entanto, quer ir além dessa história, ajude o Núcleo Cuidar (Associação de Pais e Portadores das Síndromes Deficitárias Neurológicas – Itabuna, Bahia – com sede na Travessa Juarez Távora nº29). Sim, é possível fazermos muito, mesmo com o pouco que você puder. O dia é hoje! É agora! Vamos conhecer melhor o fantástico trabalho do Núcleo Cuidar. E mais: podemos multiplicar nossas ajudas, compartilhando, por exemplo, em nossas redes sociais, algo que vai muito além do que a efemeridade da maioria das coisas que entopem nossas caixas de mensagens. Podemos fazer a diferença! Podemos ainda transformar, para melhor, centenas de vidas que precisam da nossa solidariedade. Nossas contribuições materiais também serão muito bemvindas (esteja à vontade para ajudar com o que você puder, mas, por favor, não deixe de ajudar).

O trabalho do Núcleo Cuidar merece nossas atenções. Sim, felizmente, em tempos tão conturbados e tantas vezes insensíveis, há um grupo de pessoas, desprendidas, capazes de, na prática, “fazer o Bem, sem olhar a quem”. E o fazem com uma dedicação tão vigorosa e ao mesmo tempo tão amorosa, que não há como deixar de ser inspirador esse trabalho extraordinário. Diante de um mundo (e especialmente de um Brasil) quase esquecido dos sentimentos de fraternidade e solidariedade, o Núcleo Cuidar é um oásis no deserto egoísta no qual tantas vezes “vivemos”.

Reconhecido como de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal, o Núcleo Cuidar teve início pelo casal Antônio Odorico e Cláudia Brito, que tiveram três filhos, e que nasceram normais, contudo, com quatro anos e meio aquelas crianças desenvolveram uma doença degenerativa (Mucopolissacaridose Síndrome de San Fellipo). Tristemente as crianças faleceram. Mas, mesmo diante daquela dor inominável (a morte dos filhos) Antônio e Claudia encontraram forças para transformar a dor em amor. Nasceu o Núcleo Cuidar.

O Núcleo oferece aulas recreativas diversas, além de disponibilizar fraldas descartáveis, cestas básicas, medicamentos, cadeira de rodas, banho nebulizadores, aparelhos de sugar secreção, etc. Toda a estrutura é mantida exclusivamente por trabalho voluntário e doações da comunidade. Hoje o Núcleo atende a 199 famílias, sendo 115 crianças, 3 idosos e 81 adolescentes e proporciona 3 refeições diárias.

Recentemente o Núcleo Cuidar ganhou do Governo Federal um terreno que fica ao lado da Justiça do Trabalho, onde está sendo construída a Casa de Apoio, cujo valor foi orçado em R$ 650.000,00. O projeto “Tijolinho Solidário” vem de encontro à consolidação desse sonho e consiste em arrecadar valores ou material de construção, para essa nova sede. Venha você também participar desse projeto, pois as crianças do Núcleo Cuidar precisam da ajuda de toda comunidade para que esse sonho se torne realidade. Ligue para 9.8812.3737 que Cláudia Brito e Telma Kruschewsky irão explicar pessoalmente a Campanha do Tijolinho Solidário.

Não há mais espaço aqui para explicar mais detalhadamente sobre o Núcleo Cuidar. Por isso, quero disponibilizar agora, a seguinte conta bancária: APOSDEN, Banco do Brasil, Conta 18445-4, Agência 3445-2, caso você possa ajudar. Antecipadamente agradeço por sua atenção. Mas, não se esqueça: “Quando cada um faz um pouco, o pouco de muitos se soma” (Irmã Dulce).