Artigo

A casa de livros

Coloquei um livro sobre o outro e comecei a construir a minha casa. Os quinhentos mil livros que comprei, como se tijolos fossem, para a sua construção, foram adquiridos diretamente das gráficas, que é onde se fabrica a sua produção. A minha Casa de Livros vai ter duas salas, sendo uma sala de visita e a outra de para leitura, som e cinema; seis suítes, uma academia de ginástica, uma sauna, três banheiros, cozinha, varanda e quintal.

O projeto da casa foi executado por um autor laureado com o prêmio Nobel de Literatura, que atuará como engenheiro civil responsável, comandando vários autores que também criaram, com a sua genialidade, a matéria prima dos tijolos comprados.

A estrutura do imóvel será executada pelo dono do maior sebo do pais. A área toda que for construída, será dividida com equidade, colocando cada autor no mesmo espaço, para participar da sua execução, de acordo com a sua produção e o seu gênero literário. Todos os autores da literatura universal terão participação garantida. O critério vai ser rigoroso, mas no sentido de preservar a qualidade científica e literária da obra, desprezando-se qualquer tipo de censura.

A matéria prima contida nos livros a ser utilizados como se tijolos fossem, terão todos os tipos de assuntos, abrangendo toda a espécie do conhecimento humano, não os discriminando por nenhum viés. Para cada assunto terão vários livros, com a finalidade de ser usados como pesquisa ali mesmo, sem prejudicar a estrutura da construção que funcionará, principalmente, como se uma biblioteca fosse.

O piso, a cobertura e a varanda da casa serão feitos com as capas dos livros, protegidas com vidro temperado, transparentes e com uma camada grossa de vedacit, para resistir às intempéries do tempo. As paredes que vão ser levantadas, colocando um livro deitado sobre o outro, e terão 2,50 metros de altura. A parte do lado esquerdo, que liga as capas da frente e do fundo, onde consta o nome do autor e do título do livro, ficara para dentro da casa, facilitando a localização do volume procurado.

A pintura de fora da casa será feita toda em artes plásticas de grafite, por um artista de renome internacional. Na frente, no fundo e nas duas laterais do imóvel, haverá quatro caixas, em forma de estátuas de cão de guarda, cheias de livros ensinando os bons costumes, na expectativa de proteger a propriedade da violência urbana.

As linhas escritas nas páginas de cada livro, com a energia do seu conteúdo, funcionarão como se fosse fios elétricos embutidos nas paredes do imóvel, transmitindo a luz do conhecimento e acendendo, literalmente, todas as lâmpadas coloridas da minha reverenciada construção.