Artigo

Burnout = adoecimento no trabalho

O ambiente profissional deveria ser um local que ofertasse prazer e satisfação, contudo é muito comum relatos onde esse local é o responsável pela produção de altíssimos níveis de estresse. Fatores como competições acirradas, pressão para produção, prazos curtos, cobranças e as bruscas mudanças causam impactos negativos no clima organizacional, fazendo com que os funcionários sintam-se perdidos no turbilhão das exigências do dia a dia, tornando-se automatizados afetando assim a saúde mental e a realização pessoal.

Termo utilizado pela primeira vez em 1930, na área esportiva para descrever a incapacidade de um atleta que, após vivenciar o sucesso, não conseguia manter sequer o rendimento básico a Síndrome de Burnout, é o termo utilizado para definir a exaustão emocional causada pelo estresse do trabalho. A síndrome possui três características principais que representam a dimensão básica do problema sendo elas: Exaustão emocional – que é percebida quando o funcionário passa a não ter energia para o trabalho, apresenta sensação de impotência, nervosismo e falta de motivação em relação as atividades profissionais, despersonalização – corresponde à tendência de comportamento frio ou cínico-agressivo ao ambiente organizacional, e insatisfação – que procede na falta de confiança nas próprias habilidades e competência, gerando assim estados emotivos como a apatia, a desmotivação, a intolerância, a perda de entusiasmo, a insatisfação, a impaciência, a frustação, a falta absoluta de energia, como se todas as reservas estivessem sido esgotadas, restando apenas uma infinita sensação de fracasso. Infelizmente, é cada vez maior o número de pessoas atingidas pela síndrome de Burnout. Para contornar esse estado de sofrimento, fazse necessário fortalecer a inteligência emocional e o autoconhecimento, estimular a automotivação e a persistência mediante as frustrações e/ ou decepções além de praticar a resiliência. O passo mais importante no combate e/ou tratamento a síndrome é cuidar da saúde emocional, focar os pensamentos em direção ao positivo e as soluções, estabelecendo metas realistas e comprometendo- se em realiza-las, e caso aconteça durante o percurso algum insucessos, considera- los transitórios, utilizando-os como aprendizagem, enfrentar conflitos e dificuldades sem permitir sentir-se esmagado buscando sempre soluções e alternativas. Encarar o problema de forma realista, lembrando que não existe mágica, mas alguns cuidados a serem adotados como usar o suporte social para controlar a ansiedade e as pressões, não se isolar, cultivar sempre sentimentos de amor, de amizade e gratidão, ter e manter claro na mente os objetivos e a direção que pretende seguir, não esquecendo dos sonhos.

Buscar aumentar a resistência ao estresse, à clareza emocional, a capacidade de tomar decisões, é um comprometimento individual que possibilitará diminuir a ansiedade, melhorando com isso o desempenho profissional, a fim de recuperar a motivação profissional.