Artigo

Gratidão mãe de todas as virtudes

Segundo a ciência um dos principais gatilhos da felicidade é a Gratidão. Palavra amplamente utilizada na contemporaneidade, tem sua origem no latim “gratia,” significa gratus ou graças que em sua tradução literária, significa agradável. Assim, de modo geral, entende-se que a gratidão denomina-se pelo ser grato a algo que a vida nos dá.

O ato de reconhecer acontecimentos, palavras, gestos ou os mínimos detalhes do cotidiano como dignos de agradecimento, causa no cérebro o aumento de dopamina – neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar, humor e prazer. Por decorrência, quanto maior a liberação de dopamina, mais satisfeitos e felizes nos sentiremos e essa sensação de bem-estar interfere significativamente na maneira como conduzimos nossas relações e atitudes. Por isso a Gratidão é considerada o elemento essencial para a felicidade cíclica.

Porém não confunda o ato de agradecer com o sentimento de gratidão pois, enquanto o primeiro é polido, gentil e automático, o segundo exige percepção acordada, reconhecimento que há um valor adicional e que é motivo de sincero contentamento, não somente aos fatos positivos, mas a tudo que está presente em nossa vida. Conseguir trabalhar a gratidão está diretamente ligada a forma como o indivíduo enxerga e lida com os percalços do caminho do que, as dificuldades que inevitavelmente irão advir.

Acreditar que a vida sempre será o “país das maravilhas” é o grande problema do ser humano pois, esquece de considerar que muitas experiências na vida, fogem ao nosso controle e/ou expectativa, levando a frustrações muitas delas com origem em miudezas que podem e devem ser evitadas. Pratique cultivar a gratidão, lembrando sempre que não existe receita mágica, o caminho para conviver com a gratidão pode não ser tão instintivo quanto gostaríamos, exigindo uma certa dose de paciência e persistência para praticar. A ciência a todo momento destaca uma série de benefícios oriundos de tal pratica. Entre eles: Redução da depressão e do estresse, fortalecimento do sistema imunológico, diminuição da pressão arterial, maior entusiasmo energia, otimismo e felicidade, menor inclinação a emoções tóxicas, redução expressiva na sensação de isolamento, solidão e inadequação…

Em suma, ser grato não te fará imune aos problemas, mas irá te fortalecer para lidar com eles, pessoas gratas são mais felizes, saudáveis, produtivas e resilientes. Existem várias estratégias que podem ser praticadas diariamente para exercitar a gratidão. A psicologia positiva propõe um novo olhar sobre a saúde mental e a gratidão é contemplada nessa nova tendência da psicologia como um dos fundamentos de saúde mental.

A gratidão pode ser inata ou adquirida. A chave é saber ver, não é difícil nem tão pouco artificial é simplesmente um hábito a ser praticado. Afinal como diz Martin Seligman, não é a felicidade que nos torna gratos, mas a gratidão que nos torna felizes.