Artigo

O poder da empatia

Originada da linguagem grega a palavra Empatia (empatheia), significa tendência para sentir o que se sentiria caso se estivesse na situação e circunstâncias experimentadas e/ou vivenciadas por outra pessoa.

 A empatia, além de ser a capacidade de psicologicamente nos posicionarmos no lugar do outro para compreendermos a sua realidade interna, independente de quem seja, de estarmos de acordo com seus preceitos, ou da existência de simpatia, é também uma forma de aproximação entre as pessoas.Segundo Augusto Cury,trata-se de uma das funções mais importantes da inteligência humana, pois denota o nível de maturidade da pessoa, se destacando como competência fundamental para o convívio social no que diz respeito as habilidades socioemocionais. 

A primeira condição para ser empático é ser receptivo aos outros e simultaneamente à sua totalidade interior. Isto significa estar disposto a conhecer tanto o outro como a si mesmo, a empatia genuína está ao serviço da comunhão emocional, da aceitação e do respeito pelo outro e pela sua realidade, o que implica uma atitude de não julgamento e de despojamento de preconceitos próprios, reconhecendo e aceitando que há distintas maneiras de agir entre os indivíduos. Ser empático é posicionar-se no lugar do outro, sentir sua sintonia com as emoções manifestas e latentes éacedermos à compreensão ao seu funcionamento. Essa habilidade comumente é algo natural – inato porém, o que alguns desconhecem é que ela pode ser treinada e desenvolvida já que, trata-se de uma apurada técnica de comunicação e escuta ativa.  O processo implica olhar o outro com isenção, ou seja, um olhar desprovido dos próprios valores e preconceitos. A adequada capacidade empática pode ser percebida como a habilidade de entender o outro tendo como enquadramento a realidade deste e nunca valendo-se de referência a própria experiência subjetiva.

Ouvir com atenção o que o interlocutor diz, inclusive observando as entrelinhas, ficar atento a linguagem corporal , atentar se existe concordância entre o seu discurso verbal e os sinais ideomotores exibido, lembrar que atitudes defensivas podem muitas vezes ocultar experiência anterior negativa, não fazer comparações, fugir de soluções imediatistas, mostrar através da menção de nomes e fatos citados pela pessoa que você se importa e ouviu-a com atenção, oferecer ajuda na medida do possível, ligar ou  mandar uma mensagem  posteriormente perguntando se está tudo bem são dicas úteis  que podem mudar o rendimento de qualquer relação interpessoal, independente do contexto da relação e do seu nível.

Em suma, praticar a empatia só fará de nós seres melhores e em constante estado evolutivo, não pressupondo harmonia de gostos e pontos de vista é construída na capacidade de interpretar o outro, independente da simpatia mútua, a empatia é mais um processo do que um estado.Ser empático é ver o mundo com os olhos do outro e não ver o nosso mundo refletido nos olhos dele – Carl Rogers (1902–1987).