Artigo

Saúde mental em época de isolamento social

Aristóteles, filósofo grego do século IV a.C., na sua obra Política, explica que, O homem é por natureza um animal político. Esta afirmação aponta para o fato de existir na natureza humana uma disposição a viver em sociedade e que ao realiza-la, o homem concretiza o seu próprio bem. Como seres humanos reconhecemo-nos como pessoas, e através da interação social nos organizamos em sociedade. Assim durante períodos de crises, guerras, pandemias e isolamentos, a privação de interação possibilita a instalação de sofrimento psíquico e mal estar psicológico fragilizando a capacidade de adaptação e reação ao estresse provocado pela situação de confinamento, produzindo assim respostas fisiológicas e emocionais que desequilibram o sistema imunológico e a condição de equilíbrio mental para o enfrentamento as situações adversas.
O cérebro tem um circuito muito bem feito, ´capaz de detectar ameaças iminentes e perigos que podem nos atacar, esse órgão possui maior eficiência na detecção de perigos novos e desconhecidos, isso explica o fato desse novo vírus, esta nova ameaça está deixando as pessoas em estado de alerta e apreensão. O pânico causado pelo cenário atual, impulsiona o sistema emocional a trabalhar em excesso, causando consequentemente, abalo no sistema emocional, um dos fatores que reduz as células de CD4 no organismo, ocasionando com isso a baixa da imunidade, e essa baixa deixa o organismo vulnerável a contrair patologias, daí a importância em manter o equilíbrio. Se não bastasse o genérico bombardeio midiático atingem com tóxica sutileza o específico, sob a forma de Transtorno do Humor, sintomatologia ansiosa, perturbações emocionais ataques de pânico, hipocondria, obsessões, fobias.
Levantando assim uma importante questão: Como proteger a Saúde Mental em época de Pandemia e isolamento social? Segue algumas orientações úteis na proteção da saúde mental, vale ressaltar que a eficácia das mesmas dependem muito do nível de ansiedade que o indivíduo está vivendo. Evite o pânico, diminua a busca constante por informações e quando o fizer, busque em sites seguros, não espalhe rumores, se não sabe a veracidade das informações que recebe não repasse, existem muitas Fake News que só servem para potencializar uma situação que já não é favorável, mantenha o equilíbrio, organize sua rotina de forma que possa cumprir as recomendações dos órgãos de saúde, o momento faz-se necessário o isolamento físico das pessoas mas, isso não quer dizer que devemos ter o isolamento afetivo, seja empático, mantenha contato telefônico, envie mensagens dê suporte a amigos e familiares, caso conheça alguém com suspeita, ou diagnosticado envie mensagens de motivação, utilize o tempo disponível para dá apoio, suporte, pratique o senso de união e sentirá os benefícios em auxiliar a dor do outro, ajuda as crianças a lidar e entender o que está acontecendo, use a honestidade porém com vocabulário adequado a faixa etária, evite causar medo e pânico, priorize o seu bem estar, realize tarefas que outrora não existia possibilidade devido a rotina de trabalho como cuidar das plantas ou criar uma horta suspensa, assistir desenhos e filmes com a crianças, fazer um pequeno piquenique ainda que seja na varanda, cuide do deu corpo, faça exercícios, faça meditação e alongamento, pratique a respiração diafragmática diariamente.
Lembre-se o medo enfraquece, o equilíbrio psíquico é a maior arma para vencermos o caos do momento.