Artigo

Terapia on-line uma boa opção durante a quarentena

A primeira resolução que autorizava a prática de Orientação Psicológica Online no Brasil foi em 2012. Revisada em Novembro de 2018, a Resolução CFP 011/2018, regulamentou a prestação de serviços psicológicos realizados por meio de tecnologias da informação e da comunicação, sem limite de sessões. Diante do atual cenário vivido no mundo o CFP – Conselho Federal de Psicologia, no dia 26 de Março de 2020, alterou alguns artigos da referida regulamentação, visando difundir tal serviço à população durante a pandemia do COVID-19. Por ser algo relativamente novo, esse recurso suscita muitas dúvidas e questionamentos, assim irei lhes apresentar alguns pontos para melhor esclarecimento desta nova ferramenta da psicologia, que está crescendo no mercado de cuidado da saúde mental.
Fazendo jus ao nome Terapia Online é a modalidade de atendimento, onde um psicólogo realiza consultas, aconselhamento e orientação psicológica através da internet. Pode ocorrer em tempo real, em conversas por vídeo conferência, telefônicas e salas de bate-papo, ou em formato assíncrono, com atraso de tempo, através de mensagens ou trocas de e-mails. O atendimento que melhor se aproxima em termos de qualidade e resultado é o de vídeo, onde é possível ter acesso ao maior número de informações sensoriais possível como a visão e audição. Além disso, o vídeo permite aos dois lados que haja uma percepção de movimentos, angústias, sensações e emoções.
Assim como a terapia presencial a terapia online possui os mesmos objetivos, o preço e a duração da sessão online, depende do profissional, da sua trajetória e experiência, podendo variar de acordo com a localidade, porém, seus principais atrativos são: O tempo – ou a falta dele, o cliente pode adequar as suas necessidades; O custo, geralmente as sessões apresentam um valor menor que o atendimento presencial no consultório; A comodidade e o conforto, para algumas pessoas estar no ambiente familiar ajuda a minimizar o desconforto inicial de falar dos seus problemas e suas questões frente a frente com alguém.
Para a realização da terapia online, faz-se necessário um local tranquilo, sem barulho ou interferências externas e onde haja privacidade e conexão com a internet de qualidade para que não haja travamentos ou interrupções. Esse tipo de atendimento é segundo normativa do CFP indicado para pessoas maiores de 18 anos contudo, caso o psicólogo necessite realizar atendimento com menores de idade faz-se necessário consentimento prévio dos pais ou responsáveis. Vale ressaltar que pessoas que estejam enfrentando Transtornos Graves, é imprescindível que o acompanhamento seja presencial, não se pode atender emergência online, quanto maior a complexidade, menos online deve ser.
A privacidade e o sigilo das informações trocadas durante as sessões em nada difere da psicoterapia presencial, em relação a escolha do profissional, sinto em dizer, não existe fórmula mágica, é mais uma questão de identificação pessoal, ademais a construção de uma aliança terapêutica, é um processo que não se cria da noite para o dia, existe ainda a questão da abordagem utilizada pelo profissional, que em alguns casos não agrada o cliente. A eficiência da terapia é o ponto que mais causa divergência na categoria é, evidente que os tipos de terapia possuem seus prós e contras, compete ao cliente definir qual melhor se adapta as suas necessidades do momento.
Ao optar pelo tratamento psicológico online, é fundamental pesquisar a fim de encontrar profissionais que estejam familiarizados com esse tipo de atendimento, verificar no site do CFP a relação dos profissionais cadastrados, bem como sites seguros que oferecem esse serviço. A Terapia online deve ser utilizada como uma alternativa, não deve ser transformada em primeira opção.