Artigo

O processo do luto durante o distanciamento social

Tendemos a acreditar que a palavra luto refere-se sempre a morte, porém, o luto trata-se de um processo, que constitui um conjugado de sentimentos e reações, decorrente de uma perda muito impactante, que se aplica a situações distintas, nas quais incide à ausência brusca e definitiva, podendo ser de um ente querido, da liberdade, das finanças, o emprego, etc.

Viver o processo do luto é algo que acontece de forma extremamente individual e subjetiva. Ou seja, é uma vivência particular a cada sujeito, sistema familiar e contexto sociocultural.  Cada indivíduo possui sua forma de elaborar o sofrimento, a desestrutura, a ideia do fim. Daí a dificuldade de contemplar a complexidade do processo em um conceito.

As emoções experimentadas por muitos durante o distanciamento social provocado pelo Coronavírus, está afetando em diferentes níveis a saúde mental da população como um todo. Afinal, todos foram pegos de surpresa, num piscar de olhos o modo de vida foi alterado, impondo a todos abrir mão de rituais aprendidos pela rotina, e a desenvolver estratégias para adaptar-se à nova situação.

Sentimos que o mundo alterou o seu curso, e ele realmente alterou.  E embora reconhecemos que a situação é transitória, essa nova condição imposta provocou vários níveis e forma de desorganização psicológica. A ideia de que as coisas serão diferentes daqui pra frente, a perda da normalidade, o receio do desmoronamento na economia, os prejuízos causados nas relações interpessoais, dentre outros fatores, estão atingindo a todos, e o sofrimento tornou-se algo coletivo, e esse formato de sofrimento é algo ao qual não estávamos habituados a sentir, logo causa estranheza.

Estamos sentindo uma espécie de luto antecipado, de tristeza antecipada. É o momento em que a mente que vai para o futuro e imagina o pior, mediante as incertezas que temos sobre o que o futuro nos reserva, e esses sentimentos inevitavelmente geram ansiedade, e danos à saúde mental.

Faz-se necessário compreender o processo, para que seja possível restabelecer o equilíbrio interno. Assim é importante conhecer os seis estágios em que o luto ocorre, para possível identificação da etapa vivida e assim, possibilitar a cura e a superação. Segundo David Kessler, autor e especialista na filosofia do luto, o processo ocorre em seis etapas sendo elas: a negação, a barganha, a raiva, a tristeza, a aceitação, e a recentemente incorporada Meaning ou Significado. Nem todos os indivíduos ira vivenciar todas as fases, podendo vivencia-las de forma bastante embaralhadas ou simplesmente estacionar em uma delas.

 Reconhecer o processo de luto nesse processo de transformação de paradigmas e realidade é essencial para conseguir a superação e o fortalecimento emocional, possibilitando assim a reestruturação e reconstrução da vida.

A vida pós Pandemia, far-se-á necessário ressignificar alguns conceitos e renascer para o novo, o incerto que nos aguarda logo adiante, porém vale acrescentar que ambos os processos são estágios solitários.

 O luto é o preço que se paga por perder o que se ama.  

O texto “O desconforto que você está sentido é Luto”, da Harvard Business Review, traz de forma mais abrangente essa correlação do luto com a Pandemia, vale a pena conferir.