Artigo

O sentimento de culpa te faz sofrer?

Culpa nada mais é do que aquele sentimento que brota quando deixamos de fazer algo ou nos arrependemos por determinada atitude que adotamos. Afinal, quem nunca se arrependeu por deixar de fazer algo que desejava muito em prol de uma obrigação?

Segundo Lewis (1971) o sentimento de culpa é quando nos julgamos negativamente ao acreditarmos que não conseguimos viver de acordo com os nossos próprios padrões ou padrões impostos pela sociedade.

As emoções sejam elas positivas ou negativas, fazem parte do nosso cotidiano, e muitas vezes não nos compete escolher a que iremos vivenciar. Com a culpa não é diferente, ela é intrínseca da natureza humana, ou seja, possui uma função adaptativa. No nosso cérebro, existe uma região denominadoSistema Límbico que é o responsável por todos os nossos julgamentos morais e também pela sensação de culpa e vergonha.

Partindo do pressuposto que somos seres humanos e possuímos um desenvolvimento psicológico saudávelé totalmente aceitável sentirmos culpa e  por diversas vezes esse sentimento é sucedido por raiva, remorso, vergonha e sentimento de inépcia. O importante é viver cada emoçãode forma consciente, acreditando que elas ocorrem de forma temporária, permitindo que as mesmas permaneçam apenas o tempo necessário para que possam servir de aprendizado epossibilitem evolução pessoal.

O sentimento de culpa é visto como algo preocupante a partir do momento que os nossos pensamentos e os nossos comportamentos são direcionados de forma tal que parece não se chegar à outro lugar a não ser à autodestruição, produzindo assim a sensação de paralisação todavia, pode ser considerada saudável quando nos impulsiona em direção à pensamentos e comportamentos positivos, criação de novas escolhas e saídas de situaçõesdesconfortáveis anteriormente ocorridas. É o que se chama sensação de “lições aprendidas” ou “vida que segue”.

Faz-se necessário entender que o fato de ter acontecido algo ruim no passado não nos impede de criar uma nova história. Com isso não quero dizer que se deve esquecer o que aconteceu e sim reconhecer o “erro”, extrair aprendizagem da situação e ressignificar a história.

            Teóricos afirmam que quem sente culpa possui maior capacidade de empatia e conexão com o outro, a culpa também pode ser utilizada como auxiliar ao desenvolvimento da inteligência emocional. Então, que tal utilizar a culpa como instrumento impulsionador aoinício de uma nova história na sua vida?