Artigo

A arte da Procrastinação

Se você é daquelas pessoas que está sempre se questionando, porque fazer hoje se pode fazer amanhã, acredito que você deva continuar a leitura deste texto.

Procrastinação é uma palavra que vem do Latim pro-, “à frente” e cras, “amanhã”, pro cras quer dizer “para amanhã”. Assim, procrastinaré a protelação do ato. Ocorre, por exemplo, quando você adia um assunto para resolver depois, sem motivo aparente.

Até certo ponto, pode-se considerar  um comportamento normal, no que diz respeito a priorizar as atividades, contudo em outros casos, sobretudo quando esse comportamento se torna corriqueiro, pode vir a ser prejudicial, em diversos setores da vida.

            Ao longo da nossa existência, todos nós em algo ou em algum momento somos procrastinadores.Afinal,  tal atitude oferece um conforto temporário em meio as nossas diversas demandas. Engana-se quem acredita que o único motivo para procrastinar é a preguiça pois, além delaexistem motivos fisiológicos e psicológicos envolvidos em tal ato. O ambiente, a falta de clareza dos benefícios, ausência de data limite e de alguém que cobre a realização da tarefa,também favorecem tal prática.

            Basicamente, existem dois tipos de procrastinadores, os ativos que preferem trabalhar sob pressão e deliberadamente deixam a tarefa para realizar de última hora, geralmente mesmo as pressas eles conseguem executar a tarefa de forma funcional, esse tipo não sofrem com a procrastinação, já  os passivos,são aqueles que não possuem a intenção de procrastinar, adiam a tarefa por um ou alguns dos motivos citados, nesse caso existe a dificuldade de tomar a decisão, de iniciar a tarefa e efetivamente cumpri-la, eles sofrem com a procrastinação, podendo inclusive levar a irritação, autocrítica, ansiedade, falta de concentração e autocondenação.

            Se você se identifica com a prática deste comportamento, saiba que é possível modificá-lo, porém faz-se necessário adotar dois Ps. Paciência e Persistência.Abaixo listei algumastécnicas práticas que poderão lhe auxiliar a evitar e/ou combatera procrastinação. Afinal esse comportamento aparentemente inofensivo, tende a evoluir e com isso dificultar bastante a vida em vários aspectos.

-Entenda o sentido da tarefa, o significado e a importância que atribuímos a atividade, contribui para minimizar a procrastinação.

-Conheça sua hora mais produtiva e aprenda a explora-la, deixe as tarefas que considera mais difícil e “chata” para executar nesse momento.

-Quebre uma meta em pequenas tarefas, determine quando pretende começar e terminar, trace o percurso que deve seguir para atingir o objetivo final e divida-o.

-Crie barreiras para a procrastinação, afaste-se de tudo que pode ser um potencial para distração como as redes sociais , colocar o celular em modo avião é uma boa opção.

-Crie um sistema de recompensas pessoais, sempre que conseguir evitar a procrastinação.Quando um comportamento é recompensado, aumenta a chance de repeti-lo.

            Saiba que as dicas ajudam, todavia, caso perceba que não consegue evoluir e a procrastinação,te acarreta malefícios, permita-se ser auxiliado, procure ajudaprofissional.