Artigo

Um torcedor diferente

Ele é um torcedor diferente. Torce para o Vasco, mas gosta do Flamengo e ama o Botafogo. Nunca se deixou gozar do torcedor do Botafogo nem odiar o do Flamengo. Não acha o Flamengo melhor porque sempre ganha do Vasco, nem o Vasco melhor porque sempre ganha do Botafogo, nem o Botafogo melhor porque sempre ganha do flamengo. Pelo contrário, o Flamengo para ser bom tem que ganhar do Botafogo, o Botafogo do Vasco e o e o Vasco do Flamengo. Por isso esse torcedor é diferente de todos os outros.

Para ele, incoerente é o torcedor que se comporta diferente, Não pode entender o torcedor que dar vaia no jogador que perde um pênalti contra o seu time. Acha que deveria aplaudi-lo. Afinal, será que queria que o pênalti fosse convertido em gool? O torcedor do time contrário é que deve vaiá-lo.

O problema da rivalidade nunca lhe fez cometer injustiças. Para ele um jogador será sempre bom, mesmo que esteja vestindo a camisa de outro time. Isso não acontece com outros torcedores. Não tem essa de dizer que Zico não é um grande jogador porque começou e terminou a sua carreira no flamengo, nem porque nunca foi campeão do mundo.

Não admite jogadas violentas. Entende que para evita-las, já deveria ter sido criado uma lei, segundo a qual em qualquer lugar do campo, falta grave deve ser punida com expulsão e pênalti.

Considera o Rei Pele o maior jogador de futebol de todos os tempos, sem desconsiderar a grandeza dos que lhe foram contemporâneos.

Garrincha para ele foi o maior driblador de todos os tempos, a quem Pele nada deve do reinado que lhe é próprio.

Finalmente, acha que o futebol é uma lazer para os torcedores, não devendo por isso leva-los às vias de fato; para os jogadores, uma atividade prazeirosa e lucrativa, podendo os jovens estar fragilizando a Nação, uma vez que nenhum país será forte num mundo tecnologicamente competitivo de hoje, sem que a juventude opte por outras atividades, pois quando se pergunta o quê se quer ser, só se ouve uma resposta:

                         – Jogador de Futebol!