Artigo

Suicídio desabafar para não desabar

Mais do que nunca faz-se necessário desmitificar a célebre frase: Quem quer se matar não avisa. Por que avisa SIM e implora muitas vezes de forma isolada e silenciosa por socorro, avisa em forma de textão na internet, avisa em forma de brincadeiras, avisa com queixas muitas vezes ignoradas, avisa através de músicas, em sumiços, em alertas verbais ou comportamentais que na maioria das vezes são ignorados. Acredite, o que o Suicida mais faz é avisar infelizmente, na grande maioria das vezes, esses avisos passam despercebidos. 

O suicídio é o ato de tirar a própria vida intencionalmente. Igualmente fazem parte deste comportamento os pensamentos suicidas, planos e tentativas de morte, assim como os transtornos relacionados ao problema.

Pensamentos suicidastendem a aparecer quando o indivíduo se encontra em estado de desesperança. Surgem de repente, como se tivessem vida e vontade própria, e insiste em permanece na mente até descobrirmos um modo de expulsá-lo. Muitas vezes, esse tipo de pensamento só é percebido quando se tornam recorrentes, há casos ainda que a pessoa os “vê” como normais. 

A origem, de pensamentos suicidas é de difícil identificação, podem ser fruto de diversas circunstâncias distintas, daí o fato do tratamento ser complexo e multifacetado. Sua manifestação, sempre deve ser considerada e a persistência é indicativo da necessidade de buscar ajuda profissional.

Pessoas com comportamentos autodestrutivos possuem uma fiel crença em seus pensamentos. Comumente fantasiam cenários e verdades equivocadas de que não é importante para ninguém e que sua ausência não fará falta alguma. O mais importante é não se deixe levar pelos pensamentos, não permitir que eles dominem a vida e para que isso aconteça, faz-se necessário confrontá-los como se confrontasse um inimigo.

Mas, o que fazer para combater os pensamentos suicidas? Embora não exista uma receita a ser seguida que garanta eficácia em todos os casos. Existem dicas que podem minimizar a permanência dos pensamentos disfuncionais. Admitir que você pode ter um problema é o primeiro passo, acredite que sempre  haverá solução para os problemas, não permita ser conduzida pelos pensamentos, compartilhe seus problemas, abandone o medo e a vergonha de pedir ajuda e lembre-se o profissional em saúde mental é a pessoa mais indicada para auxiliar nesta situação, procure ajuda profissional. É preciso desabafar para não desabar, acredite Se você não falar a sua dor não irá embora.