Artigo

Como evitar furtos e roubos em condomínios?

Em nosso condomínio fomos vítimas de três assaltos, sendo que no último os ladrões entraram e saquearam diversos apartamentos levando objetos de valores e dinheiro. O que podemos fazer para evitarmos esse tipo de surpresa desagradável? (Anônimo)

Portarias com controle de acesso de moradores e de visitantes feitos por cancelas, muros delimitando acesso às áreas comuns dos condomínios e até mesmo câmeras com identificação de reconhecimento facial. Esses são alguns itens de segurança que os condomínios passaram a investir para combater (ou pelo menos tentar) a crescente onda de invasões as imóveis na Bahia.

Os especialistas são unanimes em listar os cuidados e investimentos que devem ser feitos para se viver em condomínios com segurança. Itens de segurança no condomínio: as entradas (serviço e social) devem possuir área de acesso com dois portões; os acessos devem ser bem iluminados; os objetos de decoração não devem obstruir a visão e vigilância através das câmaras de segurança; os corredores dos apartamentos devem ser iluminados, as portas deverão ser solidas e possuir “olho mágico”. Todos os apartamentos devem conter interfones para fácil comunicação com a portaria e em caso de prédios conjugados a comunicação entre eles. Em comum acordo, também devem instalar um alarme sonoro como pedido de auxílio. A guarita, primeiro alvo em caso de invasão, deve ser brindada, mantida fechada na maior parte do tempo possível e ter passa-volume para o recebimento de entrega e documentação. A guarita também deve ser recuada do portão, com grades altas ao redor e portão da garagem controlada pela portaria. E nos horários de limpeza e recolhimento do lixo, as entradas do condomínio devem estar fechadas.

Outro cuidado que deve ser tomado é com relação às entregas. As entregas não esperadas ou não solicitadas devem ser recusadas em qualquer hipótese; quando recepcionar pessoas que não conhece, faça em área de uso comum do edifício. Evite abrir portões e permitir entradas de funcionários para receber pequenas encomendas. Instale portinholas na guarita. Se estiver esperando encomendas, o condomínio deve avisar e instruir o porteiro para receber evitando assim que o entregador suba até o apartamento. Jamais permitir que o entregador faça pessoalmente a entrega.

Ademais, o síndico deve fazer reuniões periódicas com os condôminos a fim de despertar interesse e consciência da segurança de todos. Coordenar o cadastro dos dados pessoais, dos veículos e até mesmo de parentes mais próximos para uso em caso de emergência e controle de acesso; acompanhar o andamento de todos os trabalhos e no edifício e em caso de contratações, dar prioridade aos que possuam cursos de formação e treinamentos. Realizar também treinamento e reciclagem periódica.

Além disso, a portaria deve tomar cuidados especiais como, por exemplo, só abrir portões e garagem depois de identificar e verificar se não existem suspeitos junto ou com possibilidade de entrada.   

Essas são algumas ações e cuidados que devem ser tomadas e que ajudam em muito a redução de invasões e de roubos em unidades habitacionais.