Artigo

Como resolver ou diminuir a inadimplência condominial

As contas parecem não ter fim. E quando se aproxima o final do ano, elas só aumentam, principalmente, quando os vizinhos resolvem ignorar o pagamento das taxas condominiais. Se você está vivendo essa situação no seu condomínio, a orientação é buscar alternativas para evitar que o problema fique cada vez maior.

            As ações de cobranças tendem a ser demoradas por conta do volume de trabalho do Poder Judiciário e o ideal é que os condomínios tomem providências que possam reduzir a inadimplência.

 Eis algumas dicas para lidar com o problema da inadimplência: 1- O condomínio pode desenvolver maneiras de arrecadar recursos, como instalar torres ou alugar áreas, vendendo lixo reciclado, etc. Assim as taxas condominiais serão menores e o risco da inadimplência diminui. 2- Faça campanha de conscientização como reuniões e cartazes e explicite as consequências de ter saldo devedor, como proibição votar nas assembleias e penhora do imóvel. 3- Contrate uma administradora para orientar melhor os pagamentos e profissionalizar o trabalho. Quando o morador vê o dinheiro sendo bem aplicado em melhorias e o condomínio funcionando sem problemas, se sentem mais estimulados a pagar. 4- Evite a exposição do inadimplente. Colocar as unidades devedoras no mural causa constrangimento e também é motivo de processo judicial.

E mais, 5- Caso tenha dificuldades, cogite a contratação de uma empresa especializada em cobrança de inadimplentes. 6- Esteja disponível para receber o inadimplente a qualquer momento. O importante é receber o valor, ainda que em parcelas. Faça acordos ou negocie a dívida. 7- Na assembleia geral ordinária anual, quando aprovada a previsão orçamentária, deve se prever com a máxima eficácia as despesas do ano, para não pegar o condômino de surpresa. Faça levantamento das despesas do condomínio no ano anterior com manutenção e conservação, água, luz, elevador, portão eletrônico, seguro, folha de pagamento de pessoal e projeto para o ano seguinte.

Além disso, 8- Não corte o fornecimento de nada do inadimplente. O condomínio pode ficar sujeito a processos judiciais e penalidades severas. 9- Faça cobrança da inadimplência o mais rápido possível para reduzir uma progressão da dívida e ter a ação como exemplo para que não existam outros seguidores.

 Por último, 10- Não perdoe dívidas. Porque além de estimular inadimplência, pode criar mal estar entre outros moradores, especialmente os que pagam em dia.