Entrevista

Entrevista com o Mestre Maçom Marco Antônio Monteiro de Souza, Orador da Loja Maçônica Areópago Grapiúna nº 261, Oriente de Itabuna

DIREITOS – O que é a Maçonaria? Uma religião, uma sociedade secreta? Como o senhor a define?

Marco Antônio – A Maçonaria é uma instituição essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista, que tem como base o tripé: igualdade, liberdade e fraternidade. Ela não é uma religião e não é secreta porque todos sabem onde nos reunimos. O que podemos dizer é que ela é discreta. Ela é uma instituição que tem por objetivo tornar feliz a humanidade através do melhoramento intelectual, moral e social da humanidade.

DIREITOS – Então a Maçonaria não é uma religião? Os Maçons acreditam em Deus?

Marco Antônio – A maçonaria não é uma religião, mas a Ordem possui uma ligação com a religiosidade e espiritualidade, pois seus membros acreditam na existência de uma Força Superior que rege o universo. Para os maçons essa força é chamada de “Grande Arquiteto do Universo”. Sem a crença nessa força superior você não inicia na Maçonaria.

DIREITOS – Muita gente tem impressão de que a Maçonaria é satanismo, por causa do símbolo do bode. O que é o bode afinal?

Marco Antônio – Todos já ouviram falar de alguma história relacionando um bode preto com a Maçonaria, o que não passa de uma crendice popular, que de acordo com o nosso célebre irmão José Castellani, havia um costume antigo entre os judeus que viviam na Palestina nos primeiros séculos da cristandade, em que os homens costumavam confessar seus pecados para um bode. O bode era um animal muito comum na região e, evidentemente, não pode passar o pecado confessado para frente. Dessa forma, os homens se sentiam mais aliviados pela confissão e seguros de que os pecados revelados nunca seriam contados a ninguém. Assim, com todas essas estórias contadas ao longo do tempo o bode acabou sendo adotado como um mascote da Ordem. Mas, lembrando sempre que ele nunca fez parte da ritualística Maçônica ao longo da História.

DIREITOS – De onde vem a Maçonaria? E há quanto tempo ela existe no Brasil?  

Marco Antônio – A Maçonaria teve início na Idade Média, graças à iniciativa de pedreiros, por isso o nome Maçom que, em francês, significa pedreiro. É o que denominamos de Maçonaria Operativa que era formada pelas corporações de ofício.

A Maçonaria Especulativa que é como a conhecemos nos tempos de hoje tem o seu marco temporal estabelecido a partir de 24 de junho de 1717, quando quatro lojas de Londres se reuniram e criaram a primeira Grande Loja, a “Grande Loja de Londres e Westminster” (mais tarde denominada “Grande Loja da Inglaterra”).

Apesar da Maçonaria estar presente no Brasil desde a Inconfidência Mineira, a primeira loja maçônica brasileira surgiu em 1797, na Barra (Bahia) denominada “Cavaleiros da Luz”. A partir de 1809 foram fundadas várias lojas no Rio de Janeiro e Pernambuco e em 1813 foi criado o primeiro Grande Oriente Brasileiro.

DIREITOS – Sabemos que face ao princípio da liberdade, amplamente defendido na Maçonaria, para integrar seus quadros o candidato deverá ser livre e de bons costumes, não havendo qualquer restrição com relação a cor, credo ou vinculação partidária. Ser livre e de bons costumes é o que basta para ingressar na maçonaria? Quais os critérios para ser um Maçom? Qualquer pessoa pode ser um Maçom?

Marco Antônio – Para ser maçom é preciso ser honesto, respeitar a família e a pátria e ter disponibilidade de participar dos encontros uma vez por semana. Deve ser convidado por outro maçom e passar por uma avaliação para poder ingressar. A esposa tem que aprovar o ingresso do marido, e não importa a classe social, a religião ou posição política.

 DIREITOS – Qual/quais o (s) objetivo (s) e os princípios da Maçonaria?

Marco Antônio – A Maçonaria tem três objetivos essenciais: a instrução moral, física e intelectual; a moral abrange a espiritualidade; a física o conhecimento; e a intelectual a mística. Os ensinamentos maçônicos buscam sempre nos lembrar os três deveres fundamentais do ser humano, ou sejam, os deveres para conosco, com a humanidade e para com Deus.

DIREITOS – Como funcionam as Lojas Maçônicas?

Marco Antônio – A Loja Maçônica, é uma estrutura organizada por assembleias onde os maçons se reúnem periodicamente para trabalhar de forma ritualística segundo o rito que adotam. Não confundir com o Templo Maçônico, que é o edifício onde as lojas funcionam.

A cada dois anos é realizada eleição da Diretoria que é composta pelo Venerável Mestre (que orienta as sessões), pelo Primeiro Vigilante (aquele que é responsável pela instrução dos aprendizes) e pelo Segundo Vigilante (que cuida da organização e da disciplina).

Abaixo do Orador, que reúne as conclusões, vem o Secretário, o responsável pela redação das atas e de sua conservação. Temos ainda o tesoureiro, que cuida da organização financeira da Loja. E o Chanceler que cuida das presenças dos irmãos.

DIREITOS – O que é uma potência maçônica? E quantas potências temos no Brasil e na Bahia?

Marco Antônio – Potência Maçônica é o nome que se dá ao organismo maçônico representante nacional da Grande Loja Unida da Inglaterra ou de um organismo maçônico também de caráter nacional e que possua com a Grande Loja Unida da Inglaterra o Tratado de Mútuo Reconhecimento e seja por esta declarada como um organismo regular.

Tal conceito difere daquele de Obediência Maçônica, que geralmente é concedido aos representantes regionais e estaduais.

No Brasil existem 3 grandes grupos de Potências/Obediências Maçônicas que também são representadas na Bahia: GOB – Grande Oriente do Brasil com Grandes Orientes Estaduais; CMSB – Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil (Grandes Lojas Estaduais) e COMAB – Confederação Maçônica do Brasil – COMAB (Grandes Orientes Independentes)

DIREITOS – O que são ritos maçônicos? Quantos existem no Brasil, Bahia e na cidade de Itabuna?

Marco Antônio – Os ritos maçônicos são compostos por procedimentos ritualísticos e métodos utilizados para transmitir os ensinamentos e organizar as cerimónias maçônicas.

Cada Rito tem suas características particulares, assemelhando-se ou divergindo do outro em aspectos gerais, em detalhes, mas convergindo em pelo menos um ponto comum: a regularidade maçônica, isto é, o reconhecimento internacional peia Grande Loja Unida da Inglaterra

Dentre os principais ritos praticados no Brasil, destacam-se: Rito de York; Rito Adonhiramita; Rito Moderno (Francês); Ritual de Emulação (Rito Inglês Moderno); Rito Escocês Antigo e Aceito; Rito Brasileiro; Rito Schröder (Alemão); Rito Memphis-Misraïm; Rito Escocês Retificado; Aqui em Itabuna são praticado os: Rito Escocês Antigo e Aceito; Rito Brasileiro; Rito de York e Rito Schröder (Alemão).