Notícia

Estudantes do curso de fisioterapia junto ao professor e fisioterapeuta da Faculdade Madre Thaís fazem teleatendimento para população idosa

Prof e coordenadora Drs Renato e Karla

Em meio ao distanciamento social devido à pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), o curso de Fisioterapia da Faculdade Madre Thaís (FMT-Ilhéus), adaptou os seus projetos e conteúdos acadêmicos para continuar atendendo a um grupo especial, utilizando o aplicativo WhatsApp. “A população idosa — grupo de risco da Covid-19 — enfrenta dificuldades principalmente para atendimentos fisioterapêuticos e a interrupção desses procedimentos podem causar problemas de saúde,” afirma o fisioterapeuta e professor do curso, Renato Barreto.

O curso da FMT já desenvolve um projeto de extensão, na disciplina “Fisioterapia em gerontologia e geriatria” do oitavo semestre. Os atendimentos aconteciam durante as quartas-feiras no ginásio de Fisioterapia da Faculdade.

A turma foi organizada pelo professor para atender pacientes idosos, selecionados previamente, com AVC, mal de Parkinson, incontinência urinária, artrose, fraquezas musculares, alteração de equilíbrio e outras complicações. Junto com o professor, os alunos avaliavam os pacientes, e realizavam condutas de tratamento presencialmente na Faculdade.

Agora, o principal desafio dos alunos e do professor é enfrentado com a criatividade e inovação. Quando foi determinado o período de distanciamento social eles perceberam que não podiam parar os atendimentos. “Os pacientes poderiam regredir funcionalmente. Através de reuniões virtuais optou-se por organizar os tratamentos por meio do sistema de teleatendimento, de forma semanal”, explica o fisioterapeuta.

Pelo WhatsApp é possível realizar videochamadas, com o professor, dois alunos e o paciente, cada um em suas casas, orientando acerca do exercício planejado para cada caso. Assim, os pacientes são assistidos e orientados para que os exercícios sejam repetidos por ele durante a toda semana.

“O objetivo é ajudar esse público de idosos que necessita dessa reabilitação, que já faz parte do projeto de extensão da disciplina, e a interrupção das atividades poderiam prejudicá-los funcionalmente. Então, agora eles são atendidos através do teleatendimento e os nossos alunos têm oportunidade de continuar desenvolvendo as habilidades práticas. Essa novidade nos atendimentos foi autorizada pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, mediante Resolução n° 516, de 20 de março de 2020, que trata de teleconsulta, telemonitoramento e teleconsultoria, permitindo assim, a continuidade dos conteúdos acadêmicos de uma forma prática, diferenciada e inovadora”, comenta a coordenadora do curso de fisioterapia da FMT, professora/Dra. Karla Gresik.