Notícia

Estudantes de Arquitetura e Urbanismo visitam obras do aeroporto de Ilhéus

Estudantes de Arquitetura e Urbanismo acompanhados pelo Prof. Edler em visita ao canteiro de obras de ampliação do Aeroporto Jorge Amado

Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo realizaram uma visita técnica ao canteiro das obras de ampliação do Aeroporto Jorge Amado, de Ilhéus, com base na disciplina Projetos de Alta Complexidade. Coordenado pelo professor Marco Antonio Edler, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Madre Thaís agora funciona na sede da Faculdade de Ilhéus.

Os alunos do curso estão desenvolvendo um projeto acadêmico com o tema Aeroporto. Nesse sentido, a visitação permite a visualização in loco do funcionamento real do empreendimento, a observação dos fluxos operacionais do aeroporto, além de reconhecer as técnicas e materiais que estão sendo utilizados na obra de reforma e ampliação do terminal aeroviário.

Segundo o professor Marco Antonio Edler, a visita técnica proporciona aos acadêmicos “uma leitura que não seria possível, com tanta riqueza, apenas por consulta em material bibliográfico”. A intermediação da atividade foi feita pela acadêmica de Arquitetura e Urbanismo, Gabriela Scarpelli Bremer, e contou com a recepção do engenheiro Bruno Lima, da AXXO Construtora, executora da obra.

Primeira Turma – O professor Marco Antonio Edler destaca que o curso de Arquitetura e Urbanismo vai graduar a primeira turma de bacharéis ainda neste primeiro semestre de 2022. “Em relação ao mercado de trabalho, a construção civil, embora impactada como todos os setores nos últimos anos, vem se reinventando e proporcionando um aquecimento no desenvolvimento urbano. É lugar comum a percepção de que a construção se constitui como um dos últimos serviços a paralisar e um dos primeiros a retomar as atividades em períodos de crise”, acrescentou.

Nesse contexto, Edler ressalta que o curso de Arquitetura e Urbanismo possui grande importância na cidade de Ilhéus e região por vários motivos, “dentre eles, a intensa atividade de construção civil, a grandiosidade do patrimônio histórico construído – uma das grandes preocupações de nós arquitetos e urbanistas – e a valorização da atividade turística, bastante próxima às nossas áreas de atuação enquanto planejamento e desenvolvimento urbano.”